CNE – CFL Tábua: Crivilin em dose dupla

Tábua recebeu a primeira ronda dupla do CN Enduro 2023

530

Os trilhos serranos de Tábua receberam a terceira ronda do Campeonato Nacional de Enduro CFL 2023. Uma jornada dupla que se iniciou com condições climatéricas para todos os gostos, chuva, nevoeiro e sol que ao longo da competição originou alterações às características do terreno. Um primeiro dia muito escorregadio, devido à muita lama, mas onde não “faltou tracção” nas lutas para os lugares cimeiros. No segundo dia o Sol brilhou para dar continuidade às lutas pelo pódio, num percurso com muita tracção, enfim uma polivalência de sensações num fim-de-semana com dois dias de corridas distintas.

Destaque para as especiais e para a extreme de uma dureza ímpar, zonas selectivas e intensa. Por fim uma especial de enduro digna de uma prova de nível mundial que oscilava entre zonas técnicas e bastantes rápidas, onde se destacava e exigia a resistência dos pilotos.

Invicto no campeonato Morgan Lesiardo arrancou como natural favorito para a ronda dupla aos 50 quilómetros e três especiais para um pelotão onde foi igualmente notada a presença do francês Julien Roussaly, pela primeira vez a competir numa prova de enduro fruto de uma carreira dedicada ao Super Enduro onde é um dos pilotos mundialistas.

Cada vez mais ‘encaixado’ no enduro europeu o brasileiro Bruno Crivilin colocou pela primeira vez em 2023 a ‘língua portuguesa’ no degrau mais alto do pódio levando a melhor sobre Morgan Lesiardo em ambos os dias de prova. No primeiro o brasileiro bateu o rival por pouco menos de 19 segundos…e no seguinte foram quase 35 os ‘saltos’ do ponteiro dos segundos que os separaram. Num pódio replicado em ambos os dias foi Roussaly sempre o terceiro classificado, no primeiro dia na frente de Renato Silva e Bruno Charrua e no segundo face a Frederico Rocha e Tomás Clemente, num dia onde Bruno Charrua foi forçado a abandonar com um problema no joelho direito que o poderá mesmo afastar da próxima ronda a realizar na Lousã.

‘Foi uma etapa boa. Começamos com chuva no sábado…mas andei bem forte, apesar de ter cometido alguns erros, uma queda bem “estranha” na extrem mas deu tudo certo na final, recuperei. Fiquei feliz por ter vencido o dia.

No segundo dia ‘larguei’ confiante, quatro voltas (normalmente é oposto: quatro no sábado e três no domingo). Hoje foi muito duro, muito cansado e muito exausto. Com o Morgan e o Julien estivemos o dia inteiro em ‘luta’ e isso é exaustivo. Mas foi bom porque a ‘luta’ foi bonita e estou muito satisfeito por ter vencido os dois dias”; confessou o brasileiro Bruno Crivlin, reconhecendo que na próxima prova ‘é em casa e terei que caprichar ainda mais.’

A ronda de Tábua ficou ainda marcada pela ausência de Joana Gonçalves, a recuperar da lesão sofrida na ronda anterior em Fafe e pelo abandono de Rita Vieira logo no dia inaugural por problemas de saúde, vencendo em estreia Mariana Afonso. André Sérgio tomou o gosto na Open e venceu em ambos os dias de competição sempre seguido por Rui Fernandes, o melhor em Open 1; Eloy Martinez foi o mais rápido dos verdes no dia inaugural mas no segundo dia foi André Reis quem respondeu da melhor forma e fechou a jornada com a primeira posição, cabendo a José Silva a vitória em Verdes 3 tanto no Sábado como no Domingo.

Fernando Ferreira foi o mais rápido entre os Veteranos em ambos os dias de competição, André Reis fez o mesmo na Youth Cup e Albano Mouta também dobrou vitórias nos Super Veteranos. Na Promoção as vitórias foram divididas entre Mauro Santos e Tiago Sena, com o primeiro a vencer no Sábado e o segundo no dia seguinte.

A próxima prova do campeonato será realizada na Lousã no dia 8 de Abril.

 

 

Artigo anterior25º Portugal de Lés-a-Lés apresentado
Próximo artigoCNTT: 30 anos de Raide Góis