27 foram os pilotos que no passado estiveram na bonita localidade de São Mamede para participar na segunda prova do campeonato nacional de trial. Mesmo com algumas lesões a diminuir o pelotão assistiu-se mais uma vez a uma excelente ronda de campeonato, onde como de hábito as classes reservadas aos mais jovens se mostraram como as mais competitivas e discutidas fruto da reduzida diferença entre os pilotos.
Sendo Viana do Castelo a capital europeia do desporto foi com o mar por perto que as sete classes do paddock cumpriram as quatro voltas ao percurso desenhado, com oito zonas de obstáculos para todas as classes excepção feita aos Infantis e Iniciados que tinham que enfrentar cinco zonas onde predominou a típica pedra granítica da região em cada uma das voltas.
Sem surpresa Diogo Vieira somou mais uma vitória no seu vasto palmarés na disciplina e no fecho da contabilidade o piloto de Vila Nova de Gaia bateu Paulo Ballas Junior e Filipe Paiva com margem confortável. João Silva foi o vencedor em TR2 e na TR3 Martim Garcia foi quem subiu ao degrau mais alto do pódio na frente de Vitor Caçador e Afonso Araújo. Aos comandos das pequenas 80cc os pilotos da TR4 – todos da bem sucedida Escola de Trial da FMP – viram Francisco Magalhães ser o primeiro classificado o mesmo se passando na sempre concorrida classe Hobby onde o melhor foi Rogério Castro. Entre os mais novos a vitória nos Iniciados ficou nas mãos de Martim Ferreira que bateu Rodrigo Castro e Francisco Schreck e nos Infantis foi Lucas Araújo o primeiro.