A seleção portuguesa teve um dia difícil no arranque do Motocross das Nações 2023. Depois de bons registos nos treinos, as mangas de qualificação não correram da melhor forma ao trio de pilotos.
Aproveitando ao máximo o tempo em pista para se adaptarem ao circuito, os três pilotos conseguiram bons registos nos treinos. Luis Outeiro foi 27º, Afonso Gomes 29º em MX2, com Paulo Alberto a ser 13º na Open, muito próximo do top10.
No sorteio de 6ª Feira, Portugal recebeu apenas a 31ª posição na grelha, que complicava a boa entrada nos arranques.
A manga de qualificação de MXGP começou e embora Outeiro não tenha conseguido um bom arranque, foi recuperando posições entrando no top20. Uma queda fez com que baixasse várias posições, conseguindo depois recuperar para 24º.
Afonso Gomes não conseguiu um bom arranque, evoluindo depois até 24º. O estreante no MX das Nações sofreu também uma pequena queda, cruzando a meta em 27º.
À partida para a manga OPEN, todas as esperanças recaiam sobre um bom resultado de Paulo Alberto, que permitisse a qualificação. O capitão da seleção começou bem, ao subir na classificação para rodar perto do top10. Acabaria por sofrer um toque e ficou sem travão na sua moto, que levou ao abandono.
Assim, Portugal falhou a qualificação para as finais de Domingo, mas terá ainda uma nova oportunidade na Final – B. Recordamos que a seleção que vencer a final B, passará para as mangas de Domingo.
Amanhã pela manhã, será a derradeira oportunidade com a realização da Final B, onde contam os dois melhores lugares de cada seleção para apurar o último finalista.




















