Esta manhã decorreu a Final-B, que apurava a última seleção para a três corridas principais.
Paulo Alberto saiu bem da grelha e logo na 2ª curva assumia a liderança. Atacou forte e no final da primeira volta tinha já 6 segundos de vantagem, enquanto Luis Outeiro tinha um mau arranque e estava fora dos 10 melhores, tal como Afonso Gomes.
Com o avançar da prova, Alberto “cimentou” a sua posição de líder, rodando sempre sozinho, enquanto Luis Outeiro e Afonso Gomes foram recuperando posições. Volta após volta Outeiro aproximava-se dos lugares cimeiros, com Portugal a aproximar-se da liderança por equipas.
Foi já com a placa das duas voltas finais que a seleção portuguesa viu Luis Outeiro subir ao 5º posto, que deixava Portugal muito próximo de vencer, depois de uma corrida onde a liderança mudou por várias ocasiões e Portugal esteve sempre entre o 3º e 1º lugar.
Paulo Alberto cruzou a meta para uma vitória isolada, com Luis Outeiro a ser autor de uma grande recuperação até ao 5º posto final, mas acabaria por ser penalizado por uma irregularidade nas bandeiras amarelas, tal como muitos outros pilotos, numa zona de pouca visibilidade.
Afonso Gomes foi regular ao longo de toda a prova, conseguindo recuperar do fundo do pelotão até um lugar no top-20!
Com isto, Portugal ficou a apenas um ponto da passagem para as mangas finais do Motocross das Nações 2023!




















