Depois do pódio do ano passado em Santiago do Cacém, a seleção nacional tentava revalidar a posição no Enduro Vintage Trophy deste ano, em Cerdanya, Espanha.
Uma equipa unida, com um andamento forte e com um enorme espírito de sacrifício, chegou ao final desta edição em 5.º lugar, mas mostraram que mereciam mais.
Com a altitude a criar dificuldades na carburação de praticamente e todas as maquinas, o frio matinal a dificultar o arranque e com bastante pó no primeiro dia, a chuva noturna veio criar umas condições únicas para o Enduro.
Mesmo com um percurso bastante exigente até para as motos modernas, os pilotos do Enduro Vintage Trophy tiveram de trabalhar muito, mas com a recompensa de poderem andar em locais de uma beleza natural inigualável.
António Silva, de KTM GS250 ’79 andou muito bem durante toda a prova, mas pequenos erros limitaram o seu progresso na classe, contudo este provou por diversas vezes que a sua experiência é uma mais valia para a equipa. Já o piloto de Sintra, António Oliveira, mostrou-se capaz de rodar entre os mais rápidos da geral, mesmo com o pouco tempo de habituação que teve em cima da Honda CR250 ’79 (com lit Mugen 360cc).
O terceiro elemento da equipa, foi sem duvida o que manteve o espirito vivo e deu ainda mais força para continuar a lutar. João Paulo Fragoso mostrou um nível de fibra e determinação, que simplesmente não se vê hoje em dia. Um pousa-pés partido no segundo dia e um travão de trás danificado (fruto da avaria anterior da sua Honda CR250 de ’75) pôs à prova toda a sua determinação e o da seleção, num esforço para manter a chama acesa. Infelizmente uma penalização no penúltimo dia deitou as hipóteses de um podio por agua abaixo, mas valeu as performances da Cross Test final de todos os elementos, com muitas bandeiras nacionais a puxar pela seleção!
De salientar também a brilhante prestação do único português a participar de forma individual, o Álvaro Gaspar, que fez gritar a sua KX125 de ’91 para uns excelentes resultados nas especiais!
Enduro Vintage Trophy em Camerino, Itália, é já ali, e vamos lutar pelo podio.