A Baja TT da Escuderia Castelo Branco disputa-se este fim de semana, uma prova com animação a triplicar pois é pontuável para a Taça do Mundo FIM de Bajas, Campeonato da Europa de Bajas e Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno.
Com 128 inscritos, Castelo Branco vai receber já a partir desta sexta-feira 21 de março, e até domingo, a segunda prova do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, prova também pontuável para a Taça do Mundo FIM de Bajas, que teve a sua primeira ronda na Arábia Saudita, e para o Campeonato da Europa de Bajas.
Trata-se de uma prova que, com organização a cargo da Escuderia Castelo Branco, vai percorrer, para além do concelho albicastrense, os municípios de Vila Velha de Ródão, Proença-a-Nova e Oleiros, num total de 366,27 km disputados ao cronómetro. A prova inicia-se na sexta-feira com a realização de um Prólogo com 9,27 km, no sábado disputa-se o SS1 que terá 188 km enquanto, no domingo, o segundo sector seletivo contará com 169 km.
Na competição Moto do Nacional de TT, destaque para o regresso do oito vezes Campeão Nacional António Maio, que irá disputar a prova e restante temporada aos comandos de uma Yamaha Ténéré inscrita na classe Trail. O novo Campeão Nacional Martim Ventura, vencedor da prova de abertura aos comandos de uma Husqvarna inscrita na classe TT2, terá como principais adversários Micael Simão em GasGas, que compete em TT3, e Tomás Dias numa Honda da classe TT2, os dois pilotos que acompanharam Martim Ventura ao pódio da prova disputada em Beja. Outros adversários de relevo serão Bernardo Megre, Campeão TT1, este ano a competir em Kawasaki na classe TT2, Gustavo Gaudêncio em Honda TT1, o campeão veterano Christophe Lajouanie e os irmãos Gonçalo e Salvador Amaral, todos em Honda TT2, João Duarte em Honda TT3, Afonso Figueiredo e Fernando Ferreira em Kawasaki TT1, Nelson Cunha em Kawasaki TT2, Filipe Fragoso em GasGas TT1 e David Megre em KTM TT2.
Entre os Quad, destaque para o trio que lutou pela vitória na prova inaugural e que é neste momento liderado por Tomás Paulo seguido do Campeão Luís Fernandes e de Rodrigo Alves, todos em Yamaha.
Em SSV iremos seguramente voltar a assistir a um duelo entre pilotos Can-Am e Polaris. A marca do construtor canadiano conta com nomes como Roberto Borrego, vencedor da prova de abertura; Nelson Caxias e André Carita, que também subiram ao pódio, e ainda o ex-Campeão Nacional, João Monteiro, Pedro Pinha, Lourenço Rosa, Vasco Martins, Sérgio Batista e Pedro Grancha. Do lado do construtor americano e a competirem também no Troféu Polaris RZR estarão Pedro Antunes, o ex-Campeão do Mundo Moto Hélder Rodrigues, Luis Portela Morais, Tiago Guerreiro, o campeão Stock, Arnaldo Monteiro, Sérgio Vaz e em estreia na marca, Wilson Galo.
A competição organizada pela Escuderia Castelo Branco é também pontuável para o Campeonato Mini Baja onde, após a jornada disputada em Ferreira do Zêzere, as classificações são lideradas por Luis Brandão Rodrigues em KTM entre os Juvenis, Francisco Porto Nunes em Yamaha nos Iniciados e Lucas Martins em KTM nos Infantis. Duarte Vaz em Polaris será o único participante na Classe Mini SSV.