Campeonato Nacional de Motocross – Hugo Basaúla consolida liderança

149

Hugo Basaúla consolidou a liderança no “Nacional” de Motocross, na categoria Elite e classe MX1, ao sair vitorioso no Faial, na jornada que completou a primeira metade do Campeonato e onde Sandro Peixe dominou na classe MX2.

Esta jornada insular foi a quarta das oito que integram o Campeonato. Na ilha do Faial, a elite do motocross nacional competiu na pista dos Cedros, onde Hugo Basaúla ditou a sua lei, enquanto Sandro Peixe ascendeu ao comando do Campeonato MX2 em igualdade pontual com Luís Oliveira. Em pista estiveram também os pilotos açorianos, igualmente envolvidos na segunda ronda da sua competição regional.
Na final Elite e passadas as escaramuças iniciais, à quarta volta ficou estabelecido o ordenamento definitivo dos sete primeiros, com Hugo Basaúla lançado ao ataque para vencer, o que consumou com 2,4s de vantagem sobre Miguel Gaboleiro. Este passou a meta uma dúzia de segundos mais cedo que o 3.º classificado, Luís Ferreira. Por sua vez, César Peixe foi 4.º absoluto e melhor representante da MX2, deixando Luís Oliveira a quinze segundos.
Na manga da classe MX1, Hugo Basaúla também logo à segunda volta assumiu a liderança e depois escapou à concorrência, para bater Miguel Gaboleiro por 15 segundos e Luís Ferreira por quase meio minuto. Este manteve sistematicamente o 3.º posto, tal como Jorge Maricato foi sempre 4.º colocado.
Já em MX2 o ordenamento dos quatro primeiros ficou estabelecido na terceira passagem, quando Sandro Peixe desalojou do comando Luís Oliveira, acabando separados por 25 segundos. Diogo Graça completou o pódio MX2 e foi o melhor júnior, com 4 segundos de vantagem sobre João Oliveira e 6,7 para André Sérgio.
Os pilotos locais tiveram aqui a segunda jornada do respectivo Campeonato Regional. Henrique Benevides ganhou destacado as duas mangas – a segunda das quais em conjunto com o “Nacional” – enquanto Luís Raposo e João Ponte alternaram nas posições seguintes.
Agora, o “Nacional” de Motocross vai ter um mês de interregno, pois a próxima jornada terá lugar a 24 de Maio em Ponte de Sor.
– See more at: http://fmotoportugal.pt/artigo.php?id=180434#sthash.Sm7zXkVf.dpuf