Joana Gonçalves no pódio do Mundial

15

O Campeonato do Mundo de Enduro esteve em Fafe pelo segundo fim de semana consecutivo, com a portuguesa Joana Gonçalves a conseguir o seu primeiro pódio mundial.

Pelo segundo fim de semana consecutivo, o Mundial de Enduro passou por Fafe, para a quinta ronda do campeonato, uma prova disputada num percurso diverso daquele que havia sido utilizado na semana anterior, incluindo as especiais Enduro, Motocross e Extreme, com a Super Test a ser a única que se manteve face à prova anterior, mas tendo nesta ocasião sido percorrida em sentido contrário, abrindo a ação logo na sexta-feira. Josep Garcia (KTM) esteve ‘intratável’ desde o primeiro momento, vencendo a Super Test e os dois dias de prova para ampliar a sua vantagem no comando da classificação de EnduroGP.

Josep Garcia

Para os portugueses, este segundo fim de semana de Fafe deu-nos a alegria de ver uma piloto nacional, Joana Gonçalves (Husqvarna) alcançar o seu primeiro pódio no Mundial. A piloto natural de Pedras Salgadas esteve sempre em grande nível ao longo do fim de semana, começando por terminar a primeira volta do dia de sábado no 2º posto, estabilizando depois no 3º posto depois de ser passada por Rachel Gutish, que se sagrava Campeã, num dia ganho pela canadiana Shelby Turner.

Joana Gonçalves

Joana Gonçalves conseguia assim o seu primeiro pódio no Campeonato do Mundo e parecia apostada em repetir o feito no domingo, algo que esteve prestes a acontecer. Após um erro na especial Extreme, precisava de recuperar 4 segundos na última passagem pela Cross Test, mas recuperou ‘apenas’ 3 segundos, terminando assim no 4º posto a escassos 1,3 segundos do pódio.
Um grande fim de semana para a piloto portuguesa, que sobe agora ao 7º posto do Mundial, a 1 ponto do 6º lugar, quando a classe de Senhoras tem apenas mais uma prova por disputar.

Presente voltou a estar também Francisco Leite na classe Júnior 1. O piloto da Triumph conseguiu pontuar em ambos os dias, somando um 15º lugar no sábado e entrando no top 10, com um 10º posto, no segundo dia de prova.

O Campeonato do Mundo conta ainda com mais duas jornadas na temporada 2026: Saint-Agrève (França) de 17 a 19 de julho e Rhayader (País de Gales) de 7 a 9 de agosto.

Artigo anteriorCNMX50: Rodrigo Garcia imparável!