Portugal foi quarto no FIM Enduro Vintage Trophy

206

A Seleção Nacional composta por António Oliveira, António Silva e João Paulo Fragoso foi 4ª colocada no FIM Enduro Vintage que ontem terminou em Itália. Manuel Moura ganha classe Open.

Terminou ontem em Camerino, Itália, a edição 2024 do FIM Enduro Vintage Trophy, competição para motos e pilotos veteranos de Enduro que, pelo terceiro ano consecutivo, contou com a presença de uma Seleção Nacional.
Depois do 3º posto de 2022 em Santiago do Cacém e do 5º lugar de há um ano em Cerdanya (Espanha), o trio luso composto por António Oliveira, António Silva e João Paulo Fragoso conquistaram um excelente 4º posto, com o ‘bónus’ de António Oliveira ter ganho a sua classe e de Manuel Moura, que concorria como individual, ter ganho a classe Open, categoria em que também alinhou Pedro Mariano, que terminou em 11º lugar nesta classe.

No topo do pódio por Seleções Nacionais voltou a estar, pelo terceiro ano consecutivo, a fortíssima equipa ‘da casa’, a Itália, com um trio formado por Tullio Pellegrinelli, Giorgio Grasso e Enrico Tortoli, à frente da França e da República Checa e Portugal. Estiveram presentes pilotos de 16 países, com 13 seleções nacionais a concorrerem ao troféu principal. Atrás de Portugal terminaram, por ordem, Reino Unido, Suíça, Estados Unidos, Alemanha, Espanha, Austrália, Polónia, Áustria e Canadá. O francês Stéphane Peterhansel, que alinhava numa equipa de clube, foi o vencedor absoluto em termos de classificação individual, na frente de Grasso e Pellegrinelli, com o português António Oliveira a fechar o top 10, tendo alinhado 422 pilotos!

António Oliveira

Depois do jornada inaugural na quarta-feira, com as verificações técnicas e um primeiro ‘cheirinho’ a competição sob a forma de uma prova de aceleração, na quinta-feira teve lugar o primeiro dia de enduro ‘a sério’, com 150 km para cumprir e seis especiais, divididos por duas voltas. Portugal assumiu o 5º posto ao final deste dia, após uma jornada sem incidentes. António Oliveira (Honda Mugen 360 1979) ganhava a sua classe, António Silva (KTM GS250 1979) também cumpria em bom nível, e apenas João Paulo Fragoso (Honda CR250 1975) sofria uma queda, mas que não comprometia o resultado.
No dia seguinte, Portugal subia ao 4º lugar, num dia mais exigente que o anterior, mas em que o trio luso voltou a levar a bom porto as suas ‘velhinhas’, mesmo a mais antiga, a CR250 ’75 de Fragoso, que apresentava algumas limitações técnicas.

António Silva

No último dia, tal como sucede nos ISDE, os pilotos tinham pela frente a tradicional especial de Motocross final, com partidas em linha para grelhas completas de pilotos. Aquele que se esperava ser um dia sem grandes sobressaltos acabou por causar um ‘susto’ à equipa nacional. O primeiro a alinhar foi João Paulo Fragoso, uma vez mais a cumprir sem problemas e a levar a sua moto intacta até ao fim, que era o objetivo principal, e divertindo-se num ambiente que era ‘o seu’. Em seguida corria António Silva, a partir muito bem em terceiro, mas, logo na abordagem à primeira curva, levou um toque por trás que causaria uma queda, ‘embrulhando-se’ com o piloto da frente, com a moto a ficar acelerada a fundo e o motor a ceder. Aqui temeu-se o pior em termos de reflexos na classificação da equipa, o que, felizmente, não se verificou.
A ‘salvar o dia’ esteve António Oliveira, que fez o holeshot na sua manga para depois rodar em 2º lugar, posição em que veio a terminar e lhe daria a vitória na sua classe (B4, motos até 1979, +250cc), o que contribuiu decisivamente para manter o 4º posto da equipa nacional.

João Paulo Fragoso

Finalmente, os restantes dois portugueses presentes eram Manuel Moura (Honda CR250 1991), Campeão Nacional de Veteranos (ainda sem idade para alinhar em equipas de seleção), e Pedro Mariano (Husaberg FE350 1991), o presidente da Comissão de Enduro da FMP e conhecido ex-piloto. Ambos alinhavam na classe Open, para motos até 1991. Manuel Moura esteve sempre em bom nível e garantiu uma grande vitória na classe Open, com Pedro Mariano a terminar sem dificuldades num bom 9º posto da mesma classe.

Foi uma grande prestação de todos os pilotos portugueses e da seleção, num excelente esforço de equipa que dignificou e fez brilhar alto as nossas cores. Muitos parabéns e que venha a edição de 2025, prevista para Kielce, na Polónia.

Saiba mais sobre a seleção nacional e o Enduro Vintage AQUI

Fotos: FIM e equipa

Da esquerda para a direita: Pedro Mariano, António Silva, António Oliveira, João Paulo Fragoso e Manuel Moura
Artigo anteriorUm português no Mundial de Flat Track
Próximo artigoCNV 2024 entra na sua segunda metade