Paulo Marques e António Lopes foram forçados a abandonar o FIM Enduro Vintage Trophy 2025 na sequência de problemas mecânicos irreparáveis nas suas motos.
Pela primeira vez, depois de três participações consecutivas bem-sucedidas no FIM Enduro Vintage Trophy, a Seleção Nacional viu elementos da equipa a abandonarem a prova. Aconteceu hoje, no 2º dia (e primeiro de Enduro ‘a sério’) da edição 2025 da prova, que decorre até sábado na Polónia, com as desistências de Paulo Marques e António Lopes: no primeiro caso com o ‘Marquês’ a ser forçado à desistência quando se partiu o veio do braço oscilante da sua KTM GS250 de 1979 e, no caso de António Lopes, após o motor da KTM 175 de 1975 ter entregue a ‘alma ao criador’, já após ter tido vários problemas de embraiagem.
Em prova permanece António Silva que, aos comandos de uma pequena Puch Frigerio 75 de 1979, terminou o dia em 4º lugar da sua classe (B0), apesar de uma penalização de 4 minutos aplicada devido a um erro no percurso – que, a não existir, o deixaria em P3 da classe a 3,7s do primeiro. Isto após seis especiais com uma duração total de cerca de meia hora para os quatro primeiros em 130 km de percurso. Azarados estiveram também a seleção dos Estados Unidos, igualmente a perder dois pilotos, e a grandes favorita, a Itália, que, após três triunfos consecutivos, perdeu a hipótese de revalidar a vitória após o abandono de Giorgio Grasso.
Portugal havia terminado o dia de ontem inicialmente em 3º lugar, embora mais tarde, após ter sido retirada a penalização imposta a um piloto francês e corrigidos os ‘handicaps’, tenha descido ao 5º posto. Na frente continua a Alemanha, seguida da França e República Checa, com os EUA e Portugal (ambas as formações agora com uma penalização diária de uma hora por piloto desistente) a ocuparem os dois últimos lugares entre as 11 seleções presentes.
Amanhã repete-se o percurso de 130 km e seis especiais, com António Silva a defender a solo as cores da equipa lusa.