Os jovens pilotos portugueses que estiveram no passado fim de semana em França no Campeonato do Mundo de Motocross Júnior falharam o apuramento para as mangas decisivas.
O ‘FIM Junior World Motocross Championship’, prova anual que define os Campeões Mundiais para as classes de 125, 85 e 65 cc, realizou-se no passado fim de semana em França, no traçado de Romagné, na Bretanha, com a presença de quase 240 pilotos em representação de 34 países. Portugal voltou a alinhar com uma equipa nacional composta por seis pilotos, depois de se ter visto privada do vice-campeão nacional de MX 125 Júnior, Vasco Salgado, devido a uma lesão.
Desta forma, as cores nacionais estiveram representadas por Gonçalo Cardoso (Campeão Nacional de MX 125 Júnior) e Bernardo Pinto na classe de 125 cc, por Duarte Pinto (Campeão Nacional de MX85), Guilherme Gomes e Leonardo Gaio em 85 cc e, finalmente, por Salvador Campino em 65 cc. No entanto, depois de há um ano, na edição realizada nos Países Baixos, ‘Gui’ Gomes ter sido o único a qualificar-se, apurando-se na corrida ‘Last Chance’, desta feita nenhum dos jovens pilotos portugueses conseguiu o desejado apuramento, seja diretamente ou através das corridas ‘Last Chance’ (que apuravam os quatro primeiros pilotos para se juntarem aos restantes nas mangas finais). Há que manter a cabeça levantada e continuar a trabalhar!
A formação da casa, a França, foi a vencedora por equipas nacionais, seguida de Itália e da Grã-Bretanha. Os pilotos franceses dominaram também com dois triunfos à geral, em 125 cc (Mano Faure) e 85 cc (Rafael Menillo), enquanto o norte-americano Kannon Zabojnik triunfava em 65 cc.