Após duas décadas de ausência as cores de Portugal voltaram a estar representadas no MX das Nações Europeias, prova que este ano se realizou no traçado espanhol de Talavera de La Reina, por onde o mundial da especialidade passou até finais do século passado.
Com quatro pilotos a vestir a camisola lusa, Sandro Lobo e Martim Espinho nas 125cc e Tomás Santos e Gonçalo Cardoso nas 85cc, a equipa lusa fechou a competição na oitava posição final.
Individualmente Sandro Lobo mostrou todo o seu potencial entre os pilotos das 125cc, discutindo lugares de pódio em ambas as corridas. Na primeira foi quarto e na segunda foi mesmo o terceiro. Martim Espinho foi quinto em ambas as corridas e também ele mostrou o seu valor depois de ter sido chamado à equipa no lugar do lesionado Fábio Costa, uma escolha que se revelou mais que acertada.
Nas 85cc o campeão nacional, Tomás Santos, foi 12º na primeira corrida, repetindo o resultado no derradeiro confronto depois de uma manga de altos e baixos. Gonçalo Cardoso foi o 15º nas duas mangas realizadas no traçado espanhol.
A equipa portuguesa foi assim oitava classificada, sendo a única seleção que contou com dois pilotos 125cc, uma clara aposta nos jovens com enorme potencial que alinham aos comandos das ‘oitavo de litros’ nos campeonatos nacionais.