Moto-ralis: viver a Natureza em Castro Daire

157

O Troféu de Moto-Ralis Turísticos da FMP prosseguiu com o desafio proposto pelo Moto Clube do Porto a cerca de uma centena de mototuristas.

Com fortes e justificadas expetativas, 98 mototuristas aceitaram o desafio do Moto Clube do Porto e tiraram as suas 63 motos de garagens de norte a sul do país, para se apresentarem nas acolhedoras Termas do Carvalhal para prometedor passeio pela Serra de Montemuro e regaço do fabuloso Rio Paiva, enquadrado no 27º Troféu de Moto Ralis Turísticos BMW/Dunlop da FMP.
A chuva irritante que se fazia sentir não foi suficiente para dissuadir os obstinados participantes. A promessa de um passeio fantástico de pouco mais de 170 km pelas muitas e bonitas aldeias típicas do concelho de Castro Daire, a majestosa Serra de Montemuro e o vale do Rio Paiva eram mais do que motivos para contrariar o mau humor de São Pedro que, pelo meio da manhã, cedeu e brindou todos com um resto de fim de semana maravilhoso e primaveril.

Foram muitas as pequenas e pitorescas aldeias visitadas – em algumas delas também se petiscou -, com as suas ruelas empedradas de casario típico, normalmente bem arranjadas ou em fase de recuperação. Bons exemplos são as aldeias de Soutelo, Faifa (a mais de 800 metros de altitude e quase esquecida nas encostas da serra), Mões, Granja e Lamas, esta com o seu penedo megalítico e mural artístico que retrata a vida na aldeia. Por entre aldeias bucólicas e catrapiscagens ao Paiva, fomos subindo e descendo a serra de Montemuro, em toda a sua imponência e beleza, umas vezes brincando com os desafios que nos eram propostos, outras vezes aprendendo e contemplando miradouros como o do Penedo da Saudade ou os Tafoni, que são cavidades que se desenvolvem em rochas granulares como o granito ou o arenito e que têm a aparência de favos de mel, ou ainda a Capela de São Macário, com o seu muro alto até ao telhado que a cerca para a proteger dos ventos fortes da montanha, e também ajudando quem tanto nos ajuda, como os Bombeiros Voluntários de Farejinhas.
Com a alma cheia de tanto ver, aprender, degustar e apreciar, foi tempo de regressar ao Hotel Palace Astúrias junto às Termas do Carvalhal, para o retemperador jantar e animada diversão noturna.

No domingo, se alguém achava que já tinha visto tudo, enganou-se. Ainda havia mais paisagens majestosas para visitar, numa espécie de rota religiosa. Da Igreja Matriz de Castro Daire à românica Igreja da Ermida, passou-se aos Santuários da Nossa Senhora de Remédios em Lamelas e da Senhora. da Ouvida e Capela da Senhora do Fojo, e também pela Rota da Transumância, com passagem à Moura Morta e Miradouro de Cetos.
Com foto de grupo na escadaria da Capela das Carrancas e almoço saboreado, premiou-se o Vítor Olivença e Ana Carina em representação do M.C. Albufeira, secundado pelo Luís Santos do M.C. Motards do Ocidente e Anabela Pimentel, do Góis M.C.
O Troféu de Moto-Ralis Turísticos BMW/Dunlop desce de seguida ao Gavião, sob a organização do Moto Vlube Motards do Ocidente que, a 18 e 19 de maio, receberão esta festiva forma de valorizar Portugal. Informações em geral@motardsdoocidente.pt

Artigo anteriorEstoril recebe arranque do CNV
Próximo artigoCNV 2024 começou no Estoril