Mototurismo pelo interior do Triângulo Dourado

757

Grande fim-de-semana mototurístico do Moto Clube de Albufeira, à descoberta do concelho de Loulé e arredores. A entusiástica caravana composta por 36 motos e 60 participantes na 5ª jornada do 22º Troféu Nacional de Moto-ralis Turísticos BMW/Dunlop da FMP-2018 que decorreu nos passados dias 6 e 7 de Outubro, maravilhou-se com as belezas do barrocal algarvio até às belas praias e campos de golfe. Um passeio mototurístico memorável, proporcionado pelos incansáveis elementos do Moto Clube de Albufeira!

Os moto-ralis turísticos são por excelência do que de melhor podemos encontrar, quando decidimos ter num único evento, a descoberta, o conhecimento, a diversão, a boa disposição e a camaradagem que tão bem caracterizam estes momentos vividos entre bons amigos. Depois junte-se as boas organizações levadas a cabo pelos muito empenhados clubes que as realizam e temos excelentes e inesquecíveis fins-de-semana a passear de moto. Vida longa aos moto-ralis turísticos!
A proposta do Moto Clube de Albufeira era de conhecer o famoso Triângulo Dourado que inclui as localidades de Almancil, Quarteira e Loulé, com o seu clima único e as suas belezas naturais, desde a serra ao mar. Sem dúvida uma excelente proposta que foi vivida intensamente!
Aproveitando o feriado do 5 de Outubro, já praticamente toda a gente apareceu e confraternizou na véspera do evento, antevendo mais um passeio onde, como sempre, a boa disposição foi a tónica dominante. A pé pela bela zona histórica de Loulé, deu-se início ao moto-rali na manhã solarenga e quente de Sábado. O frondoso mercado da cidade sobressaiu por entre as pitorescas ruelas, à procura das respostas e das diversas visitas, onde se incluíam entre outras o Museu Municipal, o Castelo e o Pólo Museológico da Cozinha Tradicional.
Uma hora mais tarde, já de moto, passou-se pelo Santuário de Nª Srª da Piedade, apreciou-se Loulé lá bem do alto e seguiu-se até Tôr, onde na sua ponte romana de elevado valor histórico, se fez o primeiro e divertido jogo, na apanha da alfarroba! De novo na estrada, a caravana dirigiu-se à bonita e encantadora aldeia de Querença em pleno barrocal Algarvio, com o seu típico casario, para visitar o importante Pólo Museológico da Água e degustar um farto e saboroso “mata-bicho”, oferta da junta de freguesia local e apreciar o muito bem preservado centro da aldeia. Obrigado Dª Margarida!
Em Salir, assistiu-se à produção do artesanato ao vivo na emblemática Escola Primária, depois de se ir apreciando a tipicidade da aldeia. Após um pequeno percurso off-road, estava-se em Benafim com vários motivos de interesse para se conhecer, a que se seguiu o almoço com suculento porco no espeto oferecido pela junta de freguesia de Alte, conhecida como a aldeia mais típica do Algarve, onde um belo oásis em plena serra algarvia, aguardava os mototuristas. Um espaço excepcional a convidar a um refrescante banho na Ribeira de Alte. Que maravilha!
Em Monte Ruivo provou-se o medronho do Sr João a caminho do monte de Mú no Alto do Malhão, bem conhecido pela Volta ao Algarve em bicicleta e onde se encontra o Stupa, um monumento da tradição budista, onde um “monge” convidava à meditação. Por entre bonitas aldeias, montados e paisagens rurais bem características da Serra do Caldeirão através dum curvilíneo e interessante trajecto, chegou-se a Ameixial para cantar a Tia Anica de Loulé e aconchegar os estômagos com o lanche preparado pela junta de freguesia. Apoios muito importante por parte das autarquias que a malta agradece!
De volta a Loulé paragem no miradouro da Serra do Caldeirão em plena N2, apreciou-se o emblemático monumento ao Engº Duarte Pacheco, conheceu-se e confraternizou-se na interessante sede do Moto Clube de Loulé. Junto à unidade hoteleira onde a caravana ficou muito bem instalada, o Aquashow abriu de propósito as portas para a surpresa do dia. Diversão na maior montanha russa aquática da Europa. Grande galhofa!
Ainda antes do jantar, tempo para aproveitar as piscinas. O anúncio dos mais regulares do primeiro dia, o sorteio dos vouchers da BMW e de vários artigos e a boa disposição até boas horas, preencheram a noite bem inspirada e inesquecível! O segundo dia estava reservado às zonas mais ricas e “chiques” do concelho de Loulé, com direito a umas “tacadas” de golfe e divertidos jogos, respostas e perguntas surpresa.
Após vistosa passagem pela Marina de Vilamoura, a visita à Estação Arquelológica do Cerro da Vila, com a habitual foto de grupo, dava por encerradas as actividades do moto-rali. Durante o animado almoço, foram distribuídas lembranças regionais a todos os participantes e ficaram-se a conhecer os mais regulares e vencedores do moto-rali. Em primeiro lugar ficaram o João Correia e a Rita Martins. Na segunda posição o Rui Oliveira e a Vera Cardoso do Góis Moto Clube. A finalizar o “pódio” ficou o José e a Rute Nel dos Motards do Ocidente.
A malta do Moto Clube de Albufeira está pois de parabéns, por nos ter proporcionado este excelente fim-de semana mototurístico! O 22º Troféu Nacional de Moto-ralis Turísticos BMW/Dunlop da FMP-2018 vai rumar a norte até à região de Paredes pelo “ Vale do Zé do Telhado”, organizado pelos Conquistadores Moto Clube de Guimarães, nos próximos dias 3 e 4 de Novembro. Não percam!
O Moto Clube de Albufeira agradece o apoio das seguintes entidades: Câmara Municipal de Loulé, Juntas de Freguesia de Querença, Alte e Ameixial, Moto Clube de Loulé, Marina de Vilamoura, Golfe de Vale do Lobo, Aquashow e Cerro da Vila.
Álbum de fotos: https://photos.app.goo.gl/TnmmhN1KPFNjspJw9

Artigo anteriorNacional TT 2018: Góis a 24 e 25 de Novembro
Próximo artigoMX das Regiões 2018: Final leva pilotos ao Alqueidão