Navegação ‘à antiga’ na descoberta dos maiores segredos de Portugal

150 mil páginas mostram o caminho de Bragança a Sagres

644

Os números são impressionantes. Afinal estamos a falar da maior maratona mototurística da Europa! Se os mais de dois milhões e meio de quilómetros percorridos pela caravana do 25.º Portugal de Lés-a-Lés são esmagadores, que dizer das 150 mil páginas que indicarão o caminho entre Bragança e Sagres aos cerca de 2500 motociclistas? Estamos a falar do tão imprescindível quanto pedagógico ‘road-book’!

Um livrinho, em tamanho A5 e com 60 páginas, que guiará os 2185 participantes, bem como a equipa organizativa e vários convidados, ao longo dos 1085 quilómetros a cumprir nos dias 7 a 10 de junho. Na edição das Bodas de Prata do evento organizado pela Federação de Motociclismo de Portugal, serão utilizados 375 quilogramas de papel de 70 gramas, daquele utilizado nos cadernos da escola. A que juntam mais 43 kg de papel mais grosso para os diplomas e fichas de controlo, impressos na Lidergraf, a única empresa que mantém a parceria com o Lés-a-Lés desde 1999.

Ao todo são 476 as notas de navegação que acompanharão os motociclistas ao longo de 28 horas e 50 minutos de condução previstas para as três etapas, a que se juntarão mais algumas durante o mais descontraído Passeio de Abertura, no concelho de Bragança. Trajeto integralmente cumprido por estradas nacionais, regionais, municipais e até uns quantos caminhos de terra batida, sem tocar em autoestradas ou vias rápidas. O que motiva ainda mais a Via Verde a marcar presença, revelando grande proatividade e novas propostas de serviços bem interessantes.

Para desenhar o mapa de descobertas paisagísticas e históricas, do património e da gastronomia lusitana, Ernesto Brochado e a restante equipa de reconhecimento fazem milhares de quilómetros ao longo dos meses que antecedem o evento, sendo, depois, necessárias mais de 300 horas de trabalho em atelier para passar toda a informação para o papel. Que, além das imponentes paisagens, dos mais significativos monumentos ou das curiosidades da flora e fauna locais, mostra a localização dos postos de combustíveis, nomeadamente da parceira BP, e dos Oásis. Locais de paragem apetecível, fortemente apoiados desde há vários anos pela BMW e a que se vão juntando cada vez mais marcas. E onde é possível sentir o mais genuíno sentimento da grande festa que é a travessia entre dois extremos de Portugal Continental, em 2023 de Bragança a Vila do Bispo, com paragens em Viseu e Ourém.

Artigo anteriorNacional de Trial visitou Viana do Castelo
Próximo artigoCNMX Vieira do Minho – NOVA DATA