Taça do Mundo Supermoto em Montalegre

Montalegre acolhe novamente uma prova de Supermoto, agora válida para a nova Taça do Mundo.

385

A maior competição mundial de Supermoto do ano acontece, nos dias 20 e 21 de julho, no circuito internacional de Montalegre. A cerimónia pública de apresentação do evento está agendada para o próximo dia 10 no Castelo de Montalegre. Recorde-se que a Taça do Mundo FIM é reservada à classe-rainha do Supermoto, a categoria S1, sendo de esperar um pelotão com pilotos oriundos de 15 países diferentes, liderados pelo pluricampeão do Mundo de Supermoto, o francês Thomas Chereyre.

Como já foi oportunamente anunciado, o Circuito Internacional de Montalegre é o palco escolhido pela Federação Internacional de Motociclismo (FIM) e pela XIEM para receber a maior competição mundial de Supermoto em 2019: a FIM S1 Supermoto World Cup, a disputar nos dias 20 e 21 de julho. Os trabalhos de preparação na pista barrosã já começaram e o evento será oficialmente apresentado no próximo dia 10 de julho, no Castelo de Montalegre. Com efeito, estamos perante um local famoso entre os adeptos do desporto automóvel e agora, também, a fazer parte do roteiro do motociclismo de competição ao mais alto nível, com a organização da Taça do Mundo FIM de Supermoto, única competição mundial da modalidade em 2019. Todas as estrelas e principais equipas internacionais do Supermoto rumam a Portugal no próximo mês de julho para disputarem o mais ambicionado título desta espetacular disciplina, que mistura o motociclismo de velocidade e o motocross.

Trabalhos no circuito

O Circuito Internacional de Montalegre montou uma pista de asfalto e terra especificamente para esta prova, uma versão que foi testada na última Taça de Portugal de Supermoto, no início de junho. Recorde-se que as corridas de Supermoto acontecem em pistas com secções de asfalto e off-road dentro do mesmo circuito, geralmente com um pequeno salto em alta velocidade, proporcionando um espetáculo radical, intenso, imprevisível e onde a adrenalina é uma constante.

Apresentação a 10 de Julho

Enquanto são ultimados os trabalhos na pista barrosã, a Câmara Municipal de Montalegre vai promover, como já foi referido, a apresentação oficial da FIM S1 Supermoto World Cup no próximo dia 10 de julho (quarta-feira), numa cerimónia a realizar no Castelo de Montalegre. Sobre o evento, o líder do município, Orlando Alves, é taxativo na análise: «foi com todo o empenho e motivação que abraçamos a organização de mais um evento de dimensão internacional como a Taça do Mundo de Supermoto. O nosso concelho há muito que se tornou local de passagem obrigatória para os adeptos da velocidade e estou convencido que esta prova será mais um veículo de promoção de Montalegre em Portugal e no estrageiro». A fechar, o autarca apelou à participação: ‘convido todos os adeptos do motociclismo, e não só, a virem até Montalegre nos dias 20 e 21 de julho, porque o espetáculo certamente vai valer a pena’. Os bilhetes para o FIM S1 Supermoto World Cup têm valores entre os 5 e os 15 euros e estão já à venda aqui.