Entre 8 e 10 de novembro, a Baja Oeste de Portugal vai encerrar o Campeonato Nacional de TT, sendo também pontuável para a Taça do Mundo e Campeonato da Europa de Bajas.
A região Oeste de Portugal vai receber a partir de amanhã, 8 de novembro, e até domingo dia 10, a sétima e derradeira etapa do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno 2024. Pontuável também para a Taça do Mundo FIM de Bajas e para o Campeonato da Europa de Bajas, a Baja Oeste de Portugal vai percorrer pistas dos concelhos de Torres Vedras, Bombarral, Cadaval, Alenquer, Óbidos e Sobral de Monte Agraço.
Pela frente os 135 concorrentes inscritos terão um percurso com 445,12 km de extensão dos quais mais de 291,75 serão cronometrados. Em disputa estão os títulos de Campeão Nacional Quad e de SSV, disciplinas que são lideradas, respetivamente, por João Vale e Pedro Santinho Mendes, ambos em Can-Am. Nas motos, Martim Ventura (Husqvarna) já se sagrou antecipadamente campeão nacional.
Nas duas rodas Bruno Santos (Husqvarna), piloto natural da região e vencedor em 2023, será o grande favorito face à ausência dos dois principais protagonistas da temporada, o novo campeão Martim Ventura e o campeão de 2023 António Maio. A prova organizada pela Escuderia Castelo Branco conta ainda com um leque muito interessantes de inscritos, onde se destacam os pilotos da Honda – Tomás Dias, Gustavo Gaudêncio e João Duarte – Micael Simão em GasGas e os irmãos Bernardo e David Megre em Kawasaki. De referir que, para os Veteranos, estará em disputa o Troféu Armindo Neves.
Nos Quad, a luta pelo título opõe João Vale (Can-Am) aos dois pilotos Yamaha que o perseguem na classificação: o Campeão em título Luís Fernandes e o jovem Rodrigo Alves.
Entre os SSV, o Campeonato Nacional está extremamente renhido e, matematicamente, são seis os pilotos que ainda podem aspirar ao título. Os três primeiros – Pedro Santinho Mendes, Nelson Caxias e Pedro Pinha – estão separados por apenas 4 pontos. Sérgio Batista, Luís Cidade e Pedro Antunes também podem ainda ser campeões. Outros nomes a ter em conta e todos em Can-Am, tal como os já referidos, são o ex-campeão Roberto Borrego, Herlander Araújo, Pedro Grancha e os regressados Pedro Carvalho, Francisco Guedes e Nuno Madeira. De referir ainda a estreia em SSV de Ricardo Leal dos Santos.
Entre os SSV, destaque ainda para os dois troféus monomarca propostos pela Polaris e Segway. No regressado Troféu Polaris é já campeão Arnaldo Monteiro, título que acumula com o Campeonato Stock. O 2º lugar absoluto de Tiago Guerreiro em Portalegre permite-lhe aspirar a nova vitória no Troféu Polaris e também a lutar pelas primeiras posições à geral. No estreante Troféu Segway, André Rodrigues ocupa o 1º lugar com seis pontos de vantagem para Hélder Batista.
De referir que, no muito animado Campeonato de Equipas, lidera o Old Friends Rally Team, seguido da Bitracing e com a Can-Am Offroad Portugal no 3º lugar.
A Baja Oeste de Portugal arranca desportivamente na sexta-feira, dia 8 novembro, dia em que se disputa o prólogo de 4,75 km em Sobral de Monte Agraço. No sábado, pilotos e máquinas terão pela frente o primeiro setor seletivo, de 173 km, que ligará Cadaval a Vila Facaia. O segundo e derradeiro setor seletivo compreende um total de 114 km, a disputar no domingo entre Sobrena e Camarnal.
A Baja Oeste de Portugal incluiu ainda a 5ª e derradeira etapa do Campeonato Nacional de Mini Baja. Domingos Cunha, em Yamaha, ocupa a liderança entre os Juvenis. Nos Iniciados o 1º lugar é ocupado por Rodrigo Neves, em KTM, que dispõe de dois pontos de vantagem para Francisco Porto Nunes, em Yamaha. Santiago Pereira, também em Yamaha, é já Campeão entre os Infantis. Os jovens da Mini Baja disputarão o prólogo no sábado de manhã, seguido de um setor seletivo que ligará Sobrena a Espinheira ao longo de 55,3 km cronometrados.