Bruno Santos nas motos, Luís Fernandes nos quads e a dupla Roberto Borrego / Daniel Jordão entre os SSV, foram os vencedores da última ronda do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno 2024, também pontuável para a Taça do Mundo FIM de Bajas e Campeonato da Europa de Bajas.
Bruno Santos em (Husqvarna), Luís Fernandes (Yamaha) e Roberto Borrego / Daniel Jordão (Can-Am), foram os grandes vencedores da Baja Oeste de Portugal, competição organizada pela Escuderia Castelo Branco e com a qual se encerrou a temporada do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno 2024. Luís Fernandes nos Quad e Pedro Santinho Mendes nos SSV juntaram-se a Martim Ventura, que já tinha garantido o título nas motos, sendo os Campeões Nacionais de 2024.
Esta prova foi ainda pontuável para a Taça do Mundo de Bajas e Campeonato da Europa de Bajas. Na classificação para os pilotos inscritos nestas competições a vitória em ambos os casos coube a David Megre (Kawasaki), 6º na geral da prova, que assim se sagra Campeão da Europa de Bajas e se coloca a dois pontos do líder na Taça do Mundo de Bajas, competição em que Pedro Bianchi Prata somou um 2º posto na ronda portuguesa, que lhe desde já garante a vitória final entre os Veteranos e o mantém na luta pelo título principal.
Domínio de Bruno Santos nas motos
Depois de uma manhã dedicada a verificações administrativas e técnicas, a Baja Oeste de Portugal arrancou desportivamente com um prólogo onde, com significativos 8,8 segundos de vantagem para Micael Simão (GasGas), que terminou o dia no segundo lugar, Bruno Santos, o vencedor da prova do ano passado nas motos, foi superior no primeiro dia de corrida da jornada com que se encerrava a temporada de 2024 do CNTT.
Terceira posição para o veterano Christophe Lajouanie (Sherco) que gastou apenas mais 0,2s que o 2º classificado. Posições seguintes para dois pilotos Honda: o consagrado Gustavo Gaudêncio e o jovem Tomás Dias, separados entre si por 0,1s e a 10s de Bruno Santos.
No dia seguinte pilotos e máquinas tiveram pela frente um setor seletivo que ligou Cadaval a Vila Facaia. Cumpridos os 173 km cronometrados desse setor seletivo, Bruno Santos passou a dispor de 2m07s de vantagem para Tomás Dias, que liderava a classe destinada aos Juniores e era 2º da classificação na Classe TT2. Terceira posição para Christophe Lajouanie, que estava muito bem posicionado para vencer o Troféu Armindo Neves destinado ao melhor Veterano. A 4ª posição era então ocupada por Afonso Figueiredo em Kawasaki que liderava a Classe TT1 e era 2º entre os Juniores. Posições seguintes para João Pires, 2º da Classe TT1 e para o consagrado David Megre.
No derradeiro dia de prova Bruno Santos confirmou um triunfo incontestado. O piloto de Torres Vedras venceu todos os setores seletivos terminando com uma vantagem superior a 5 minutos para o 2º classificado. Cumpridos os 112 km do derradeiro sector que ligou Sobrena a Camarnal, Tomás Dias foi o 2º classificado tendo ganho a classe destinada aos Juniores e sido 2º na Classe TT2. Terceira posição para Christophe Lajouanie, o melhor veterano. 4ª posição a 9s do pódio para Afonso Figueiredo (Kawasaki) que venceu a Classe TT1 e foi 2º entre os Juniores. Posição seguinte para João Duarte (Honda), que ficou a 48s da vitória na Classe TT1 e foi 3º entre os Juniores. 6º lugar para o consagrado David Megre em Kawasaki que terminou à frente do vencedor na Promoção, Frederico Rodrigues (Yamaha). 8º lugar para Pedro Henriques, seguido de Bruno Borrego, vencedor da classe TT3. João Pires fechou o top 10 absoluto e subiu ao pódio da Classe TT1
Duelo dramático pende para Luís Fernandes
Na competição Quad o ex-campeão João Vale ( Can-Am) começou por se impor no prólogo. Líder do campeonato à partida para esta prova, ficou à frente do jovem Rodrigo Alves e do campeão Luís Fernandes, ambos em Yamaha.
No dia seguinte e numa competição Quad em que os três primeiros classificados no prólogo eram também, à partida desta derradeira prova, os três candidatos ao título, Rodrigo Alves não terminou o setor enquanto João Vale manteve uma luta acesa com Luís Fernandes, alternando no comando O piloto do Can-Am atrasou-se, todavia, de forma significativa, ocupando no final da etapa o 4º lugar a 16m do campeão nacional. Luís Fernandes dispunha então de 6m de vantagem para Hélder Sá que ocupava o 2º lugar.
O derradeiro dia de prova a competição Quad teve um final dramático na luta pelo título. Líder do campeonato à partida para esta prova, João Vale tinha a reconquista do título controlada até metade do troço, quando novos problemas mecânicos o atrasaram, terminando a corrida em 7º lugar. Luís Fernandes venceu a corrida sem problemas e a conjugação de resultados colocou os dois pilotos com a mesma pontuação. As fórmulas de desempate ditaram a renovação do título para Luís Fernandes. Ao pódio desta Baja Oeste de Portugal subiram ainda Hélder Sá e Bruno Pereira, ambos em Yamaha. Bruno Pereira foi o segundo mais rápido no derradeiro setor seletivo. Posições seguintes para Bruno Silva e Martim Pedroso, ambos em Yamaha, que venceram respetivamente a classe Promoção e a classificação destinada aos pilotos Juniores.
Borrego na corrida e Santinho no título
Na competição SSV Pedro Antunes, navegado por Nuno Batalha, averbou no prólogo um tempo canhão – 4m47s – menos 6s que o 2º classificado. O 2º lugar foi ocupado pela dupla Roberto Borrego / Daniel Jordão. 3º posição para um piloto regressado às provas do CNTT, Pedro Carvalho, que, navegado por Romeu Martins, gastou mais 9s que Pedro Antunes.
No dia seguinte Pedro Antunes continuava a impor-se terminando a 2ª etapa com uma vantagem de 1m15s para o 2º classificado, Luís Cidade que, navegado por Pedro Mendonça, liderava um trio de pilotos que, juntamente com Pedro Antunes, estavam na luta pelo título de campeão nacional. 3º lugar, a 50s de Luís Cidade, para Pedro Santinho Mendes / Duarte Santos, líderes do campeonato que dispunham, pelo seu lado, de uma vantagem de 27s para o par Pedro Pinha / Joaquim Dias, com o piloto a liderar a classificação destinada aos Veteranos.
No derradeiro dia de Baja Oeste de Portugal e com seis pilotos na luta pelo título, os primeiros quilómetros do derradeiro setor seletivo mostraram-se fatais para vários dos intervenientes. Três dos quatro primeiros classificados cedo ficaram afastados da corrida. Pedro Antunes e Pedro Pinha, acidentados, não prosseguiram, e Luís Cidade viria a terminar muito atrasado. Para ser de novo campeão bastou a Pedro Santinho Mendes gerir de forma adequada uma corrida em que terminou no 2º lugar. A vitória entre os SSV na Baja Oeste de Portugal pertenceu a Roberto Borrego que, navegado por Daniel Jordão, foi fortíssimo na derradeira etapa. Ao pódio, integralmente Can-Am, subiu ainda Hélder Santos, vencedor entre os Veteranos e que foi navegado por Bruno Carvalho. Posições seguintes para os Polaris das duplas Tiago Guerreiro / Carlos Paulino e Arnaldo Monteiro / Farinha Duarte, com Arnaldo Monteiro a vencer a Classe Stock e a ser o 2º entre os Veteranos. Tiago Guerreiro ficou a 29s do pódio absoluto. Diferenças mínimas entre estas duas equipas e as três que se seguiram.
A dupla André Carita / Nuno Abrantes ficou a 5s do 5º lugar. Nelson Caxias / João Rodrigues terminaram 0,5s mais atrás e no 8º lugar a dupla Francisco Casemiro / Francisco Luís gastou apenas mais 22s que Caxias. De referir que Francisco Casemiro foi o 2º mais rápido no derradeiro setor seletivo. O Top 10 da prova completou-se com a dupla Helder Barreirinhas / Bárbara Pereira em Can-Am e João Dias/Mário Ourives em Polaris, 2ºs da Classe Stock.
Tiago Guerreiro vence Troféu Polaris
A dupla Tiago Guerreiro/Carlos Paulino foi a grande vencedora do Troféu Polaris na Baja Oeste de Portugal, quinta e derradeira etapa da competição destinada aos Polaris RZR, que este ano regressou às pistas portuguesas a par com o Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno. Na segunda posição, a apenas 11s, ficou o par Arnaldo Monteiro/Farinha Duarte. Arnaldo Monteiro que, na Baja Portalegre, tinha antecipadamente conquistado o título de campeão no Troféu Polaris RZR 2024, venceu, na Baja Oeste de Portugal, a Classe Stock do CNTT, sendo ainda o 2º classificado entre os veteranos. João Dias, que trocou o volante do seu habitual SSV pelo de um Polaris, foi o terceiro classificado no Troféu Polaris, sendo ainda o segundo da Classe Stock do CNTT.
Fora dos lugares de pódio do Troféu Polaris RZR terminou, em 4º lugar, o par Sérgio Vaz/Fábio Pires. Mauro Silva, outro piloto que trocou o volante do seu habitual SSV pelo de um Polaris, foi o 5º classificado no Troféu Polaris RZR, tendo sido navegado por Pedro Figueiredo.
Luís Lourenço vence Troféu Segway
O Troféu Segway arrancou com uma vitória da dupla André Rodrigues/Ricardo Porto Nunes no prólogo seguido de Hélder Batista/Pedro Alves. No segundo dia de provas a dupla Luís Lourenço/Ana Lopes assumiu a liderança da corrida terminando a etapa com uma vantagem de 32s para a dupla Micael Vitória/Fábio Pratas. Na derradeira etapa a dupla Luís Lourenço/Ana Lopes manteve a liderança e venceu entre os concorrentes ao Troféu Segway. Segunda posição para a dupla André Rodrigues/Ricardo Porto Nunes que com este resultado se sagrou campeão tendo o terceiro lugar pertencido ao par Micael Vitória/Fábio Pratas.
Bitracing vence Troféu de Equipas
Na Classificação por equipas e com a dupla vitória alcançada pela Bitracing nos Quad (Luis Fernandes) e nos SSV (Roberto Borrego) a equipa sagrou-se campeã nacional. 2º lugar para o Can-Am Off Road Portugal (Santinho Mendes) à frente do Old Friends Rally Team
Domingos Cunha e Bernardo Conceição vencem e sagram-se campeões Mini Baja
Na Baja Oeste de Portugal disputou-se ainda a derradeira etapa do Campeonato Nacional de Mini Baja. Vitória absoluta por parte de Domingos Cunha que, aos comandos de uma Yamaha, conquistou ainda o Troféu Rui Ventura e sagrou-se de novo Campeão Nacional Juvenil. 2º lugar para Martim Caetano, em Yamaha, com o pódio absoluto a ficar completo com Martim Mateus, em GasGas. Entre os Iniciados a corrida foi épica, já que a vitória de Bernardo Conceição lhe deu o título de campeão com dois pontos de vantagem para Francisco Porto Nunes, terceiro na prova e ambos em Yamaha. Terminaram o campeonato separados por dois pontos. Rodrigo Neves (KTM), que liderava à partida para esta prova, terminou a corrida em 4º lugar e o campeonato em 3º a um ponto do 2º lugar. De referir ainda a participação do pequenito Bernardo Franco aos comandos de um Polaris.