Baja Oeste de Portugal fechou época de TT

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Bruno Santos nas motos, Luís Fernandes nos quads e a dupla Roberto Borrego / Daniel Jordão entre os SSV, foram os vencedores da última ronda do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno 2024, também pontuável para a Taça do Mundo FIM de Bajas e Campeonato da Europa de Bajas.

Bruno Santos em (Husqvarna), Luís Fernandes (Yamaha) e Roberto Borrego / Daniel Jordão (Can-Am), foram os grandes vencedores da Baja Oeste de Portugal, competição organizada pela Escuderia Castelo Branco e com a qual se encerrou a temporada do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno 2024. Luís Fernandes nos Quad e Pedro Santinho Mendes nos SSV juntaram-se a Martim Ventura, que já tinha garantido o título nas motos, sendo os Campeões Nacionais de 2024.

David Megre

Esta prova foi ainda pontuável para a Taça do Mundo de Bajas e Campeonato da Europa de Bajas. Na classificação para os pilotos inscritos nestas competições a vitória em ambos os casos coube a David Megre (Kawasaki), 6º na geral da prova, que assim se sagra Campeão da Europa de Bajas e se coloca a dois pontos do líder na Taça do Mundo de Bajas, competição em que Pedro Bianchi Prata somou um 2º posto na ronda portuguesa, que lhe desde já garante a vitória final entre os Veteranos e o mantém na luta pelo título principal.

Domínio de Bruno Santos nas motos

Depois de uma manhã dedicada a verificações administrativas e técnicas, a Baja Oeste de Portugal arrancou desportivamente com um prólogo onde, com significativos 8,8 segundos de vantagem para Micael Simão (GasGas), que terminou o dia no segundo lugar, Bruno Santos, o vencedor da prova do ano passado nas motos, foi superior no primeiro dia de corrida da jornada com que se encerrava a temporada de 2024 do CNTT.
Terceira posição para o veterano Christophe Lajouanie (Sherco) que gastou apenas mais 0,2s que o 2º classificado. Posições seguintes para dois pilotos Honda: o consagrado Gustavo Gaudêncio e o jovem Tomás Dias, separados entre si por 0,1s e a 10s de Bruno Santos.
No dia seguinte pilotos e máquinas tiveram pela frente um setor seletivo que ligou Cadaval a Vila Facaia. Cumpridos os 173 km cronometrados desse setor seletivo, Bruno Santos passou a dispor de 2m07s de vantagem para Tomás Dias, que liderava a classe destinada aos Juniores e era 2º da classificação na Classe TT2. Terceira posição para Christophe Lajouanie, que estava muito bem posicionado para vencer o Troféu Armindo Neves destinado ao melhor Veterano. A 4ª posição era então ocupada por Afonso Figueiredo em Kawasaki que liderava a Classe TT1 e era 2º entre os Juniores. Posições seguintes para João Pires, 2º da Classe TT1 e para o consagrado David Megre.

No derradeiro dia de prova Bruno Santos confirmou um triunfo incontestado. O piloto de Torres Vedras venceu todos os setores seletivos terminando com uma vantagem superior a 5 minutos para o 2º classificado. Cumpridos os 112 km do derradeiro sector que ligou Sobrena a Camarnal, Tomás Dias foi o 2º classificado tendo ganho a classe destinada aos Juniores e sido 2º na Classe TT2. Terceira posição para Christophe Lajouanie, o melhor veterano. 4ª posição a 9s do pódio para Afonso Figueiredo (Kawasaki) que venceu a Classe TT1 e foi 2º entre os Juniores. Posição seguinte para João Duarte (Honda), que ficou a 48s da vitória na Classe TT1 e foi 3º entre os Juniores. 6º lugar para o consagrado David Megre em Kawasaki que terminou à frente do vencedor na Promoção, Frederico Rodrigues (Yamaha). 8º lugar para Pedro Henriques, seguido de Bruno Borrego, vencedor da classe TT3. João Pires fechou o top 10 absoluto e subiu ao pódio da Classe TT1

Duelo dramático pende para Luís Fernandes

Na competição Quad o ex-campeão João Vale ( Can-Am) começou por se impor no prólogo. Líder do campeonato à partida para esta prova, ficou à frente do jovem Rodrigo Alves e do campeão Luís Fernandes, ambos  em Yamaha.
No dia seguinte e numa competição Quad em que os três primeiros classificados no prólogo eram também, à partida desta derradeira prova, os três candidatos ao título, Rodrigo Alves não terminou o setor enquanto João Vale manteve uma luta acesa com Luís Fernandes, alternando no comando O piloto do Can-Am atrasou-se, todavia, de forma significativa, ocupando no final da etapa o 4º lugar a 16m do campeão nacional. Luís Fernandes dispunha então de 6m de vantagem para Hélder Sá que ocupava o 2º lugar.

Luís Fernandes

O derradeiro dia de prova a competição Quad teve um final dramático na luta pelo título. Líder do campeonato à partida para esta prova, João Vale tinha a reconquista do título controlada até metade do troço, quando novos problemas mecânicos o atrasaram, terminando a corrida em 7º lugar. Luís Fernandes venceu a corrida sem problemas e a conjugação de resultados colocou os dois pilotos com a mesma pontuação. As fórmulas de desempate ditaram a renovação do título para Luís Fernandes. Ao pódio desta Baja Oeste de Portugal subiram ainda Hélder Sá e Bruno Pereira, ambos em Yamaha. Bruno Pereira foi o segundo mais rápido no derradeiro setor seletivo. Posições seguintes para Bruno Silva e Martim Pedroso, ambos em Yamaha, que venceram respetivamente a classe Promoção e a classificação destinada aos pilotos Juniores.

Borrego na corrida e Santinho no título

Na competição SSV Pedro Antunes, navegado por Nuno Batalha, averbou no prólogo um tempo canhão – 4m47s – menos 6s que o 2º classificado. O 2º lugar foi ocupado pela dupla Roberto Borrego / Daniel Jordão. 3º posição para um piloto regressado às provas do CNTT, Pedro Carvalho, que, navegado por Romeu Martins, gastou mais 9s que Pedro Antunes.

Pedro Santinho Mendes / Duarte Santos

No dia seguinte Pedro Antunes continuava a impor-se terminando a 2ª etapa com uma vantagem de 1m15s para o 2º classificado, Luís Cidade que, navegado por Pedro Mendonça, liderava um trio de pilotos que, juntamente com Pedro Antunes, estavam na luta pelo título de campeão nacional. 3º lugar, a 50s de Luís Cidade, para Pedro Santinho Mendes / Duarte Santos, líderes do campeonato que dispunham, pelo seu lado, de uma vantagem de 27s para o par Pedro Pinha / Joaquim Dias, com o piloto a liderar a classificação destinada aos Veteranos.

Roberto Borrego / Daniel Jordão

No derradeiro dia de Baja Oeste de Portugal e com seis pilotos na luta pelo título, os primeiros quilómetros do derradeiro setor seletivo mostraram-se fatais para vários dos intervenientes. Três dos quatro primeiros classificados cedo ficaram afastados da corrida. Pedro Antunes e Pedro Pinha, acidentados, não prosseguiram, e Luís Cidade viria a terminar muito atrasado. Para ser de novo campeão bastou a Pedro Santinho Mendes gerir de forma adequada uma corrida em que terminou no 2º lugar. A vitória entre os SSV na Baja Oeste de Portugal pertenceu a Roberto Borrego que, navegado por Daniel Jordão, foi fortíssimo na derradeira etapa. Ao pódio, integralmente Can-Am, subiu ainda Hélder Santos, vencedor entre os Veteranos e que foi navegado por Bruno Carvalho. Posições seguintes para os Polaris das duplas Tiago Guerreiro / Carlos Paulino e Arnaldo Monteiro / Farinha Duarte, com Arnaldo Monteiro a vencer a Classe Stock e a ser o 2º entre os Veteranos. Tiago Guerreiro ficou a 29s do pódio absoluto. Diferenças mínimas entre estas duas equipas e as três que se seguiram.
A dupla André Carita / Nuno Abrantes ficou a 5s do 5º lugar. Nelson Caxias / João Rodrigues terminaram 0,5s mais atrás e no 8º lugar a dupla Francisco Casemiro / Francisco Luís gastou apenas mais 22s que Caxias. De referir que Francisco Casemiro foi o 2º mais rápido no derradeiro setor seletivo. O Top 10 da prova completou-se com a dupla Helder Barreirinhas / Bárbara Pereira em Can-Am e João Dias/Mário Ourives em Polaris, 2ºs da Classe Stock.

Tiago Guerreiro vence Troféu Polaris

A dupla Tiago Guerreiro/Carlos Paulino foi a grande vencedora do Troféu Polaris na Baja Oeste de Portugal, quinta e derradeira etapa da competição destinada aos Polaris RZR, que este ano regressou às pistas portuguesas a par com o Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno. Na segunda posição, a apenas 11s, ficou o par Arnaldo Monteiro/Farinha Duarte. Arnaldo Monteiro que, na Baja Portalegre, tinha antecipadamente conquistado o título de campeão no Troféu Polaris RZR 2024, venceu, na Baja Oeste de Portugal, a Classe Stock do CNTT, sendo ainda o 2º classificado entre os veteranos. João Dias, que trocou o volante do seu habitual SSV pelo de um Polaris, foi o terceiro classificado no Troféu Polaris, sendo ainda o segundo da Classe Stock do CNTT.
Fora dos lugares de pódio do Troféu Polaris RZR terminou, em 4º lugar, o par Sérgio Vaz/Fábio Pires. Mauro Silva, outro piloto que trocou o volante do seu habitual SSV pelo de um Polaris, foi o 5º classificado no Troféu Polaris RZR, tendo sido navegado por Pedro Figueiredo.

Luís Lourenço vence Troféu Segway

O Troféu Segway arrancou com uma vitória da dupla André Rodrigues/Ricardo Porto Nunes no prólogo seguido de Hélder Batista/Pedro Alves. No segundo dia de provas a dupla Luís Lourenço/Ana Lopes assumiu a liderança da corrida terminando a etapa com uma vantagem de 32s para a dupla Micael Vitória/Fábio Pratas. Na derradeira etapa a dupla Luís Lourenço/Ana Lopes manteve a liderança e venceu entre os concorrentes ao Troféu Segway. Segunda posição para a dupla André Rodrigues/Ricardo Porto Nunes que com este resultado se sagrou campeão tendo o terceiro lugar pertencido ao par Micael Vitória/Fábio Pratas.

Bitracing vence Troféu de Equipas

Na Classificação por equipas e com a dupla vitória alcançada pela Bitracing nos Quad (Luis Fernandes) e nos SSV (Roberto Borrego) a equipa sagrou-se campeã nacional. 2º lugar para o Can-Am Off Road Portugal (Santinho Mendes) à frente do Old Friends Rally Team

Domingos Cunha e Bernardo Conceição vencem e sagram-se campeões Mini Baja

Na Baja Oeste de Portugal disputou-se ainda a derradeira etapa do Campeonato Nacional de Mini Baja. Vitória absoluta por parte de Domingos Cunha que, aos comandos de uma Yamaha, conquistou ainda o Troféu Rui Ventura e sagrou-se de novo Campeão Nacional Juvenil. 2º lugar para Martim Caetano, em Yamaha, com o pódio absoluto a ficar completo com Martim Mateus, em GasGas. Entre os Iniciados a corrida foi épica, já que a vitória de Bernardo Conceição lhe deu o título de campeão com dois pontos de vantagem para Francisco Porto Nunes, terceiro na prova e ambos em Yamaha. Terminaram o campeonato separados por dois pontos. Rodrigo Neves (KTM), que liderava à partida para esta prova, terminou a corrida em 4º lugar e o campeonato em 3º a um ponto do 2º lugar. De referir ainda a participação do pequenito Bernardo Franco aos comandos de um Polaris.

Domingos Cunha
Bernardo Conceição
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