Baja Portalegre 500 está à porta!  

211

A grande clássica do TT luso que é Baja Portalegre 500 vai para a estrada na próxima sexta-feira, constituindo a penúltima prova do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno 2025.

A 39ª edição da ‘BP Ultimate Baja Portalegre 500’, sexta etapa do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno 2025, que se disputa sob a égide da FMP, compreende uma lista de inscritos com 270 participantes para as classes pontuáveis para o CNTT, contabilizando-se 101 Motos, 34 Quad, 72 SSV, 36 participantes Hobby e 27 jovens que irão disputar a Mini Baja.

Com um campeonato que, nas duas rodas, está a ser dominado por Micael Simão (GasGas), esta edição da Baja Portalegre 500 apresenta-se como uma verdadeira parada de estrelas. Vão estar presentes os vencedores de 14 edições da prova, remontando a 2007: António Maio (Yamaha) com 8 triunfos, Sebastian Bühler (KTM) com 3, Luís Oliveira (Yamaha) com 2 e ainda Bruno Santos (Husqvarna), que venceu em 2023. A estes nomes junta-se ainda, como candidato à vitória, André Sérgio em Beta (2º em 2023 e 3º em 2021). Saúdam-se também os regressos de Luís Correia (Beta) e Salvador Vargas (Husqvarna).

De entre os participantes habituais do campeonato, referências especiais para Gustavo Gaudêncio (Honda) 3º do CNTT e líder da classe TT1, Tomás Dias em Honda e Bernardo Megre em KTM, 4º e 5º do CNTT. Outras referências vão para João Duarte em Honda, Fernando Ferreira em Kawasaki e Nelson Cunha, também em Kawasaki, que lideram respetivamente entre os Juniores, Veteranos e Promoção. António Maio, vai disputar a prova numa Yamaha Ténéré, sendo atualmente o líder da classe Trail, competição que irá contar com oito participantes.

Título decidido nos Quad, mas em aberto nos SSV

Entre os quad, com Tomás Paulo (Yamaha) já Campeão depois de somar por vitórias a sua participação nas cinco provas já disputadas, a Baja Portalegre 500 2025 contará com a participação dos vencedores das quatro últimas edições: Luís Fernandes e João Vale. A eles junta-se também, como candidato a posições de pódio, Rodrigo Alves, atual 2º classificado do CNTT.
A competição SSV regista também a participação de dois anteriores vencedores: o regressado e ex-campeão SSV, João Dias, que irá competir de Polaris e que venceu em Portalegre em 2015 e 2020, e também Marco Pereira, que venceu em 2019. Todavia, os atuais três primeiros classificados, todos em Can-Am, já venceram a Baja Portalegre 500, mas de Quad. Nelson Caxias triunfou em 2006, André Carita venceu em 2013 e Roberto Borrego triunfou por oito vezes entre 2010 e 2019. A edição de 2025 regista ainda a participação de dois ex-campeões auto, Pedro Grancha e Filipe Campos, ambos em Can-Am, e outros dois pilotos que já subiram ao pódio em Portalegre, Tiago Cunha em 2010 e Teo Viñaras em 2012.
Outras referências entre candidatos às primeiras posições para Pedro Antunes e Arnaldo Monteiro em Polaris e Vasco Martins, Pedro Pinha, Francisco Guedes em Can-Am, sendo seguro que, numa prova como Portalegre, muitas poderão ser as surpresas e os triunfos menos esperados. De referir ainda que Alexandre Silva em Polaris, lidera tanto entre os concorrentes da classe Stock como no Troféu Polaris que disputa a sua derradeira etapa e onde nada menos do que sete pilotos podem matematicamente aspirar ao título.

Destaque para a participação feminina com nove pilotos e mais cinco navegadoras. A competição moto conta com Daniela Mateus em GasGas, Maria Taranto em Honda e a regressada Janaína Sousa em Yamaha Ténéré.  Nos SSV regista-se a estreia da dupla Teresa Serrano e Filipa Realinho, para além da participação de navegadoras como a ex-campeã de ralis Inês Grancha, Catarina Ferreira, Barbara Pereira e Ana Lopes. A estas juntam-se cinco meninas da Mini Baja: Maria Bourbon, Matilde Cardoso, Clara Belo, Piedade Cortes e Mariana Laranjeiro.

A 39ª edição da Baja Portalegre 500, penúltima etapa do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, percorrerá os concelhos de Alter do Chão, Abrantes, Crato, Chamusca, Fronteira, Gavião, Monforte, Nisa, Sousel, Ponte de Sor e Portalegre num total de 601,38 km. A prova alentejana arranca na sexta-feira com um prólogo de 3,77 km e um setor seletivo de 76,64 km. No sábado cumpre-se o derradeiro troço cronometrado, com 287,61km.

Classificação CNTT

MOTO
1º Micael Simão, (Gas Gas), 112 pontos; 2º Martim Ventura (Husqvarna), 68; 3º Gustavo Gaudêncio (Honda) 62.
QUAD:
1º Tomás Paulo (Yamaha), 136pontos; 2º Rodrigo Alves (Yamaha) 72; 3º Luís Fernandes (Yamaha) 68.
SSV:
1º Nelson Caxias (Can-Am) 96 pontos; 2º André Carita (Can-Am) 69, 3º Roberto Borrego (Can-Am) 53.

Mais classificações do CNTT aqui

Mais informações sobre a Baja Portalegre 500 em https://bajaportalegre.com

Artigo anteriorDuelo em Valongo
Próximo artigoCNV fecha época no Estoril