Campeões triunfam no Alentejo

55
Micael Simão

Os atuais Campeões Nacionais de TT em Motos e Quads, respetivamente Micael Simão e Tomás Paulo, bem como o ex-campeão de quads e SSV Roberto Borrego, venceram a Baja TT Sharish Gin Reguengos de Monsaraz – Mourão.

A 4ª etapa do campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, que este fim de semana teve lugar no Alentejo, a Baja TT Sharish Gin Reguengos de Monsaraz Mourão, foi palco do triunfo do Campeão Nacional em título nas duas rodas, Micael Simão (KTM), depois de Bruno Santos (Husqvarna) ter ganho as três primeiras rondas da competição. Também nos quads, o atual Campeão Nacional, Tomás Paulo (Yamaha) ganhou e assumiu a liderança do campeonato, enquanto, nos SSV, a vitória coube a Robergo Borrego (Polaris) antigo campeão nacional de SSV e Quads, navegado por Domingos Cunha.

Tomás Dias

Após o domínio de Bruno Santos (Husqvarna) e Tomás Dias (Honda) na véspera , o segundo setor seletivo consagrou como vencedor nas motos Micael Simão, que triunfou ainda na classe TT3. O campeão nacional terminou com a escassa vantagem de 14,4 segundos sobre Tomás Dias, que foi o melhor entre os Juniores. Gustavo Gaudêncio, também em Honda, garantiu a terceira posição da classificação geral e venceu entre os concorrentes da classe TT1. O piloto terminou à frente de José Luís Rijo (GasGas), quarto classificado da geral e terceiro entre os pilotos da classe TT3.
Um dos principais acontecimentos da prova foi, contudo, o abandono prematuro de Bruno Santos. O piloto da Husqvarna, que partia como líder do campeonato e da corrida, ficou fora de prova logo nos quilómetros iniciais, na sequência de um despiste. Nélson Cunha, em Kawasaki, terminou na quinta posição e assegurou a vitória na classe TT2, à frente do seu companheiro de equipa, Fernando Ferreira, que foi ainda o vencedor entre os Veteranos.
João Duarte, em Honda, terminou no sétimo lugar e foi o segundo melhor entre os Juniores. Logo atrás classificou-se David Megre, em KTM, terceiro da classe TT2. O piloto terminou a prova particularmente apreensivo depois de tomar conhecimento do acidente sofrido pelo seu irmão, Bernardo Megre, a menos de um quilómetro da meta, quando este ocupava a terceira posição no setor seletivo.
António Maio, aos comandos de uma Yamaha Ténéré, fechou o Top 10 da classificação geral e venceu a classe Trail. Jorge Leite, em Kawasaki, foi décimo e terminou na segunda posição entre os concorrentes da classe TT1. Na classe Promoção, o triunfo pertenceu a André Barros, em Beta, enquanto Joanna Modrzeewska, aos comandos de uma Triumph, foi a vencedora entre as Senhoras.

Quad: Tomás Paulo regressa às vitórias

Na competição Quad, o derradeiro setor seletivo confirmou o regresso de Tomás Paulo às vitórias no CNTT. Aos comandos de uma Yamaha, o piloto venceu a prova e voltou também a assumir a liderança do campeonato.

Tomás Paulo

Tomás Paulo terminou com uma vantagem de 16m02s sobre Martim Pedroso, igualmente em Yamaha. A luta pelo segundo lugar foi bastante mais equilibrada, com Martim Pedroso a superar por apenas cinco segundos o polaco Marcin Wilkolek, que competiu aos comandos de um Yamaha Raptor. Marcin Wilkolek completou, assim, o pódio da competição Quad.

SSV: Roberto Borrego vence e recupera liderança no setor final

Entre os SSV, o derradeiro setor seletivo foi particularmente decisivo. Roberto Borrego, navegado por Domingos Cunha aos comandos de um Polaris, foi o mais rápido e conseguiu recuperar a liderança da prova, garantindo a primeira vitória da temporada. O antigo campeão nacional terminou também no topo da classificação do Troféu Polaris. Tiago Guerreiro, navegado por Carlos Paulino num Polaris, terminou na segunda posição, a 1m04s do vencedor. Rodrigo Melancia, navegado por João Diogo, foi o mais rápido nos 175 quilómetros cronometrados do derradeiro setor seletivo e protagonizou uma subida da nona para a terceira posição final, garantindo ainda a vitória entre os concorrentes do Can-Am Challenge. Pedro Antunes, navegado por Nuno Batalha num Polaris, terminou no quarto lugar, resultado que lhe permite manter a liderança do campeonato. Gonçalo Guerra fechou o Top 5 depois de ter partido para o derradeiro dia na décima posição. Aos comandos de um Polaris e navegado pelo campeão nacional André Lopes, venceu entre os Juniores.

Roberto Borrego / Domingos Cunha

Vasco Martins, que iniciou o último dia na liderança, não conseguiu conservar a posição. Navegado por Rui Cascalho num Can-Am, foi penalizado por dois furos e terminou na sexta posição. Nas posições seguintes classificaram-se os Can-Am de David Rodrigues e Nilton Lopes, sétimos, e de Sérgio Palminha, oitavo, que disputou a prova a solo. Alexandre Silva, navegado por José Galveias num Polaris, terminou no nono lugar e foi o vencedor entre os concorrentes do Campeonato Stock. Afonso Oliveira e Daniel Jordão, em Can-Am, fecharam o Top 10. Entre os SSV TT2, o triunfo pertenceu a Rui Abreu, navegado por Gonçalo Guedes aos comandos de um Polaris.

O Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno prossegue entre os dias 15 e 17 de outubro, com a grande clássica que é a Baja Portalegre.

Artigo anteriorMaravilhas do Alto Minho
Próximo artigoSeleção de Enduro Vintage regressa à ação