A segunda edição da Monte Gordo Sand Race, pontuável para a Taça do Mundo da modalidade, voltou a levar o espetáculo ao areal algarvio.
Tal como no ano passado, o Algarve acordou solarengo neste final de mês de novembro para acolher a segunda edição da Monte Gordo Sand Race, quinta e penúltima ronda da Taça do Mundo FIM de Corridas em Areia, a ‘FIM Sand Races World Cup’.
Com milhares de espectadores a assistir ao longo da praia, nesta prova que se disputou este sábado e domingo, com uma corrida para motos e outra para os quads em ambos os dias, não faltou animação nas duas categorias, ainda que o detentor da Taça do Mundo nas Motos e vencedor no ano passado em Monte Gordo, o inglês Todd Kellett (Yamaha) tenha dominado nos dois dias e, desta forma, renovado o título quando falta ainda disputar uma prova.

No sábado, Kellett impôs-se aos franceses Valentin Madoulaud e Jeremy Hauquier. Este trio completou 29 voltas num traçado renovado, com Luís Outeiro (Yamaha) a fechar o top 10 e colocando-se como o melhor dos pilotos portugueses, seguido por Paulo Alberto (Yamaha). Diogo Ventura (Beta) foi o terceiro melhor piloto luso. Bruno Domingos (Yamaha) foi 2º nos Vetaranos e Joana Gonçalves (Husqvarna) terminou em 2º lugar na classe de Senhoras, ganha pela francesa Amandine Verstappen (Yamaha).

O francês Keveeen Rochereau (Honda) foi o vencedor da corrida de quads, acompanhado ao pódio por Pablo Violet (Yamaha) e Olivier Vandendijck (Honda). O Campeão Nacional de TT em quads, Luís Fernandes (Yamaha) foi o melhor português, em 9º lugar, enquanto Nuno Gonçalves (Yamaha) era 3º entre os Veteranos.

No domingo repetiu-se a dose bem servida de animação, novamente com o público a marcar presença em força ao longo da praia. Também desportivamente os vencedores foram os mesmos. Todd Kellett dominou a competição moto e Keveen Rochereau esteve imbatível entre os Quads. Os melhores portugueses foram novamente Luís Outeiro e Luís Fernandes, respetivamente nas motos e nos quad.
No somatório dos dois dias, Luís Outeiro foi 9º, Paulo Alberto 11º e Diogo Ventura 13º colocado. Bruno Domingos confirmou o estatuto de 2º melhor Veterano nas motos, com idêntica posição para Joana Gonçalves entre as senhoras. No final, a piloto portuguesa comentou que o fim de semana foi “bastante positivo para mim, pois apesar de o principal objetivo ser acabar os dois dias, no somatório consegui ser segunda classificada na minha classe. Foi uma estreia neste tipo de provas, foi duro com o passar do tempo, as linhas sempre a mudarem e uma areia bastante pesada, mas acabou por ser um excelente treino. A minha Husqvarna esteve incrível de início ao fim, diverti-me bastante e só tenho que agradecer a todo o público que puxou por mim”.

Nos quads, Luís Fernandes sairia de Monte Gordo com o 8º posto geral, com Nuno Gonçalves em 10º lugar e 3º Veterano.
A derradeira ronda da Taça do Mundo disputa-se já no próximo fim de semana em França, com a Ronde des Sables Hossegor Capbreton, sendo que a discussão do título de quads está ainda em aberto entre Pablo Violet e Keveen Rochereau.















