Numa edição do raide de Góis que homenageou José Alvoeiro, foi o local Diogo Ventura a vencer nas motos, enquanto Tomás Paulo manteve a invencibilidade nos quads e Roberto Borrego / Daniel Jordão se impuseram entre os SSV.
A terceira prova do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno 2025 rumou às pistas de Góis e Arganil no fim de semana passado para o ‘32º Raide TT José Alvoeiro – ‘Paraíso do Todo-o-Terreno’, homenageando assim o recentemente falecido José Alvoeiro, grande dinamizador desta competição e do Góis Moto Clube.
A prova arrancou no sábado com um prólogo de 4,5 km para, de seguida, as mais de oito dezenas de participantes enfrentarem um setor seletivo com quase 77 km, num dia em que a chuva e o nevoeiro marcaram presença. A competição completou-se no domingo com um setor seletivo com 246,5 km cronometrados.
Diogo Ventura (Beta, TT2), conhecido endurista natural de Góis, que atualmente não compete a tempo inteiro, não perdeu a oportunidade de, uma vez mais, participar nesta prova, a qual venceu pela terceira vez, sendo acompanhado ao pódio das ‘duas rodas’ por Micael Simão (GasGas, TT3) e pelo regressado Bruno Santos (Husqvarma, TT2), que estava ausente da competição desde a participação no Dakar em janeiro passado. No 4º posto e vencedor na classe TT1 terminou Gustavo Gaudêncio (Honda), com mais uma boa prova após a vitória à geral em Castelo Branco, com Bernardo Megre (KTM, TT2) e fechar o top 5.
Martim Ventura, Campeão Nacional absoluto, que era líder do campeonato à chegada a Góis, não participou nesta prova em virtude de estar a competir em Marrocos, dando prioridade à sua preparação para alinhar no Dakar 2026. Desta forma, e ao terminar uma vez mais no pódio, é Micael Simão quem comanda agora a tabela absoluta nas motos.
Com uma lista de inscritos reduzida entre os quads, foi Tomás Paulo (Yamaha) que venceu e somou assim a sua terceira vitória do ano, na frente de Luís Fernandes (Yamaha) e Luís Pimenta (Moto Star). Tomás Paulo apenas viu a liderança fugir-lhe logo ao início, com Luís Fernandes a vencer o prólogo, mas, nos dois sectores seletivos, o líder do campeonato provou que está num grande momento e, mesmo com Luís Fernandes não muito distante, impôs-se em ambos os dias para vencer com 2m08s de vantagem sobre o campeão em título.
Finalmente, em SSV, a dupla composta por Roberto Borrego e Daniel Jordão (Can-Am) voltou a vencer este ano, depois de terem ganho já na abertura do campeonato, batendo Hélder Rodrigues, a solo e agora aos comandos de um Polaris RZR Pro R, por 2m41s. Ao lugar mais baixo do pódio subiram Nelson Caxias e André Lopes (Can-Am) que, com este resultado, passam a comandar o campeonato de SSV.
O Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno prossegue de 23 a 25 de maio com a sua 4ª jornada, o Raide da Ferraria.