Na Baja da Escuderia Castelo Branco, regresso às vitórias de Gustavo Gaudêncio nas duas rodas, com Tomás Paulo a bisar nos quads esta época e André Carita / Nuno Abrantes a imporem-se entre os SSV.
A Escuderia Castelo Branco levou esta temporada a sua baja para ‘casa’, com a segunda ronda do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, prova também pontuável para a Taça do Mundo FIM de Bajas e Campeonato Europeu de Bajas, a desenrolar-se nas pistas dos municípios de Castelo Branco, Vila Velha de Ródão, Proença-a-Nova e Oleiros, com mais de 120 pilotos presentes.
Gustavo Gaudêncio (Honda) voltou a vencer à geral numa prova do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno em motos, uma posição de que estava arredado desde a época de 2021, tratando-se de uma vitória mais especial ainda por ter sido alcançada aos comandos de uma moto da classe TT1. O piloto da Honda bateu o Campeão Nacional e líder do campeonato, Martim Ventura (Husqvarna), que venceu a classe TT2, enquanto Micael Simão (GasGas) subia ao lugar mais baixo do pódio à geral e vencia em TT3.
Nos quads, Tomás Paulo (Yamaha) repetiu a vitória que tinha conquistado na abertura do campeonato no Alentejo e reforça o comando do campeonato. Também a dupla André Carita / Nuno Abrantes (Can-Am) venceu a prova entre os SSV e lidera o respetivo campeonato, após o 3º posto na Baja TT Montes Alentejanos.
Moto
Na competição Moto, vitória no prólogo para Gustavo Gaudêncio, que averbou o tempo de 5m25s. Segundo melhor tempo para Martim Ventura, que gastou mais 7s. Foi ainda o mais rápido da classe TT2 e entre os Juniores. Terceiro tempo, a 0,1s do 2º lugar, para João Duarte (Honda), 1º TT3 e 2º Júnior.
De salientar o regresso do oito vezes campeão nacional António Maio, que se apresentou em estreia absoluta aos comandos de uma Yamaha Ténéré 700 inscrita na classe Trail. Novidade absoluta também para a participação do consagrado Pedro Bianchi Prata aos comandos de uma moto 100% elétrica.
A Baja TT Escuderia Castelo Branco prosseguiu no sábado, num dia marcado por condições meteorológicas adversas e extremas, em que os pilotos tiveram pela frente um troço de 174 km cronometrados. Gustavo Gaudêncio continuou imparável e o piloto Team Offroad Center Bianchi Prata – Honda completou o setor seletivo em 3h07m19s com uma vantagem de 5m04s para o Campeão Nacional Martim Ventura. 3º tempo para Micael Simão, com mais 2m04s que Martim Ventura.
O derradeiro dia de prova da Baja TT Escuderia Castelo Branco 2025 completou-se com os concorrentes a terem pela frente um setor seletivo de 164 km. Gustavo Gaudêncio geriu muito bem a vantagem que conquistara no dia anterior e alcançou uma significativa vitória. Na 2ª posição terminou Martim Ventura, em Husqvarna, que foi o mais rápido neste dia. Ventura foi também o melhor entre os pilotos que estavam inscritos para pontuarem na Taça do Mundo FIM de Bajas e no Europeu de Bajas, que comanda. Terceiro lugar e nova subida ao pódio para Micael Simão, à frente de Bernardo Megre (Kawasaki), João Duarte (Honda) fechou o top 5.
Na estreia aos comandos da Yamaha Ténéré da classe Trail, António Maio entrou direto para o Top 10, venceu a classe e foi 9º à geral. Olavo Medeira em KTM foi o vencedor da classe Promoção e Daniela Mateus (Beta) triunfou entre as Senhoras. De salientar a proeza de Pedro Bianchi Prata que, aos comandos de uma moto 100% elétrica, superou com sucesso a dureza e os quase 350 km desta Baja.
Declarações de Gustavo Gaudêncio aqui
Quad
Na competição Quad o mais rápido no prólogo foi o jovem Rodrigo Alves (Yamaha). Também em Yamaha, segundo melhor tempo para outro jovem Tomás Paulo, o vencedor da prova de abertura que gastou neste prólogo mais 0,7s que o vencedor. Terceiro tempo para o Campeão Nacional Luís Fernandes (Yamaha).
No dia seguinte e com Luís Fernandes cedo fora de prova, seria Tomás Paulo a tomar a liderança que ocupou até perto do final. Seria, todavia, Rodrigo Alves a terminar com o melhor tempo. O vencedor do prólogo gastou menos 4m25s que Filipe Martins também em Yamaha e que lidera entre os Veteranos. Tomás Paulo ,que ao km 131 liderava com 2m 45s de vantagem para Rodrigo Alves, terminou o dia em 3º lugar a 4m51s do vencedor.
No derradeiro dia de prova, o animado duelo na luta pela primeira posição entre os dois jovens voltou a ser nesta Baja TT ECB favorável a Tomás Paulo, que somou o seu segundo triunfo consecutivo. 2º lugar a 1m53s do vencedor para Rodrigo Alves, que esteve na frente de SS2 durante boa parte do troço. 3º lugar para Filipe Martins, que triunfou entre os veteranos. Com as seis primeiras posições a serem ocupadas por Quads Yamaha, o 4º lugar foi ocupado por Fábio Ferreira, que foi o 2º mais rápido em SS2. 5º lugar para Martim Pedroso, 3º classificado entre os Juniores, e 6ª posição para Jorge Sampaio que venceu a classe Promoção.
Declarações de Tomás Paulo aqui
SSV
O prólogo nos SSV da Baja TT da Escuderia Castelo Branco revelou diversas surpresas, a começar pela vitória da dupla Ricardo Lourenço / Manuel Santos dupla que averbou o tempo de 5m35,4. No dia seguinte e com 33s a separar os dois primeiros classificados, era a dupla Miguel Plácido / Ricardo Gomes que, tendo averbado o melhor tempo nos 174 km de SS1, ocupava a liderança da Baja.
O terceiro e derradeiro dia de prova voltou a gerar mudanças na classificação e o 4º melhor tempo em SS2 foi suficiente para a dupla André Carita / Nuno Abrantes em Can-Am chegar à vitória, a primeira do piloto nos SSV, que assume ainda a liderança do campeonato. Líder à partida de SS2, a dupla Miguel Plácido / Ricardo Gomes não foi além do 8º tempo neste derradeiro setor seletivo, mas terminou num excelente 2º lugar a 54s da equipa vencedora. Notável foi o 3º lugar absoluto alcançado pela dupla Rodrigo Melancia / João Diogo equipa que venceu a classe Stock.
A 12s do pódio depois de ter averbado o melhor tempo em SS2, Nélson Caxias navegado por André Lopes vence entre os Veteranos e sai de Castelo Branco no 2º lugar do Campeonato Nacional. Com os oito primeiros classificados todos em Can-Am o 5º lugar na Baja TT Escuderia Castelo Branco foi para Miguel Cunha o 1º piloto a solo e o 2º entre os veteranos.
Declarações de André Carita e Nuno Abrantes aqui
O CNTT prossegue a 12 e 13 de abril, quando em Góis e Arganil Paraíso do Todo-o-Terreno se disputar o 32º Raid TT José Alvoeiro.