Menos de 90 segundos separam Hélder Rodrigues do pódio final do Rallye de Marrocos, derradeira prova do campeonato do mundo de Cross-Country e Rallyes que se está a realizar no reino norte-africano. Hoje a caravana cumpriu um dia com 319 quilómetros com partida e chegada em Erfoud e depois de uma jornada sempre ao ataque Hélder Rodrigues está a apenas a 1 minuto e 29 segundos da derradeira posição de pódio que poderá alcançar no final do dia de amanhã, o último deste Rallye de Marrocos 2016.
Mário Patrão voltou hoje a subir posições tendo conseguido mostrar evolução depois da paragem de cinco meses a que foi forçado devido a múltiplas fraturas na perna e pé direito. Hoje Patrão foi o segundo melhor português em prova e averbou o 20º melhor tempo à geral nos 319 quilómetros de especial. Na classificação geral da prova, Mário Patrão coloca a sua KTM 450 Rally também no 20º lugar, sendo ainda o 18º melhor colocado da classe mundial.
Joaquim Rodrigues perdeu duas posições e ocupa agora a 18ª posição da geral antes da derradeira especial da prova a realizar amanhã.
Paulo Gonçalves, que ontem viu ficarem por terra as hipóteses de lutar pela vitória final da prova numa altura que era líder, uma avaria na sua moto obrigou o piloto a chegar rebocado à zona de assistência, abandonou hoje oficialmente a prova depois de nos quilómetros iniciais ter sentido uma dôr no joelho direito. Paulo pôde retomar hoje a corrida, mas um pequeno toque com o joelho no arranque da tirada e consequentes dores levaram-no a regressar ao ‘bivouac’ por precaução, sendo imediatamente acompanhado pelo fisioterapeuta da equipa HRC.
O Rallye de Marrocos termina esta sexta-feira com a derradeira especial a somar mais 230 quilómetros cronometrados nas exigentes dunas de Merzouga.