Mini Baja em Ferreira do Zêzere

613

Integrada no programa do Troféu X-Trophy, decorreu em Ferreira do Zêzere a primeira ronda do Campeonato Nacional de Mini Baja.

O Campeonato Nacional de Mini Baja conta em 2024 com cinco rondas, duas delas integradas no programa de provas do Troféu X-Trophy e as três restantes incluídas em jornadas do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno.

A primeira ronda do ano teve lugar em Ferreira do Zêzere a 18 de fevereiro, integrada precisamente na jornada de abertura do X-Trophy, uma prova de resistência para motos e quads que teve uma boa lista de participantes e assinalável adesão do público.

Nas classes do Campeonato Nacional de Mini Baja (Juvenis, Iniciados e Infantis, com um escalonamento etário diferente daquele que se verifica no Mini Enduro) terminaram 16 pilotos, com os triunfos a caberem a Domingos Cunha (Yamaha YZ125) nos Juvenis, Gustavo Pitschieller (KTM 85SX) nos Iniciados e Santiago Pereira (Yamaha YZ65) nos Infantis.

Domingos Cunha, detentor do título na sua classe, teve um fim de semana absolutamente triunfal, pois no dia anterior (sábado 17 de fevereiro) havia somado a vitória na ronda inaugural do Campeonato Nacional de Mini Enduro – Jetmar em Góis. No final da prova do X-Trophy, o piloto do Off-Road Camp Yamaha afirmaria que “arranquei um pouco mais atrás, pois corri com o dorsal 414. Depois tive de ir ultrapassando os outros pilotos e levei com muitas pedras, estou com os braços desfeitos, mas estou muito feliz. São marcas que deixam boas recordações”. Luís Brandão foi segundo colocado a somente 1,5s do vencedor, tendo sido o autor da melhor volta da sua classe, com António Feliciano a terminar no lugar mais baixo do pódio.

Nos Juvenis, também o vencedor, Gustavo Pitschieller, tinha somado um pódio no Mini Enduro em Góis na véspera, então um 3º lugar, mas em Ferreira do Zêzere a vitória não lhe escapou, batendo Rodrigo Neves por 29s e Francisco Porto Nunes por 55s, os dois pilotos que o acompanharam ao pódio.
Finalmente, nos Infantis, e também ele vindo de uma vitória na véspera, na classe de Infantis do Nacional de Mini Enduro em Góis, Santiago Pereira viria a vencer na frente de Martim Alves e Gabriel Xavier.

O Campeonato Nacional de Mini Baja prossegue no fim de semana de 26 a 28 de abril, integrado no programa da terceira prova do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, o Raid da Ferraria.

Artigo anteriorMini Velocidade e FIM MiniGP 2024 apresentados em Castelo Branco
Próximo artigoNacionais de MX50 e MX65 entraram em ação!