Monte Gordo Sand Race anima areal algarvio

747

A Monte Gordo Sand Race está de regresso e, neste próximo fim de semana, promete levar milhares de espectadores, muita adrenalina e corridas emocionantes ao areal da praia de Monte Gordo.

Esta ano disputa-se a segunda edição da Taça do Mundo de Corridas em Areia (FIM Sand Races World Cup) que, após uma fantástica estreia em novembro de 2023, regressa a Portugal este fim de semana para realizar dois dias de uma emocionante competição, organizada pelo Automóvel Club de Portugal (ACP), em colaboração com o município de Vila Real de Santo António, e sob a égide da Federação Internacional de Motociclismo (FIM) e da Federação de Motociclismo de Portugal (FMP).
Decorridas que estão quatro rondas da competição, duas em França, uma na Argentina e outra em Itália, a penúltima etapa da edição de 2024 da Taça do Mundo disputa-se agora em Portugal, que irá receber na praia de Monte Gordo os melhores pilotos do mundo da especialidade e diversos campeões portugueses.
A lista de inscritos conta com um painel de pilotos de várias nacionalidades estando para já confirmados 80 participantes em moto e 37 em quad.

O areal da praia de Monte Gordo conta com um circuito único que se desenvolve ao longo de 6 km para a corrida de hora e meia para motos e de uma hora para quads.
Entre os pilotos das motos o destaque vai para o vencedor desta corrida no ano passado, o britânico Todd Kellet (Yamaha), que é neste momento o líder da Taça do Mundo de Corridas em Areia. O segundo classificado da competição, o francês Jeremy Hauquier (Yamaha), também estará presente para lutar pela vitória. Do Top 5 da Taça do Mundo regista-se ainda a presença dos franceses Maxime Sot e Valentin Madoulaud.
Entre os quad, o francês Pablo Violet (Yamaha), estará a discutir o título com o seu conterrâneo Keveen Rochereau (Honda), o vencedor da corrida entre os quads em 2023.

A participação lusa conta, na competição destinada às motos, com destacados pilotos nacionais de motocross, todo-o-terreno e enduro, como sejam Paulo Alberto, Luís Outeiro, António Maio, Bruno Santos, Micael Simão, Diogo Ventura, Joana Gonçalves e Gonçalo Reis. Nos quad, onde se destaca a presença do Campeão Nacional de TT Luís Fernandes regista-se ainda a participação de Tiago Gomes e Fábio Ferreira.
A Monte Gordo Sand Race conta ainda com participações femininas e, na competição das motos, estarão presentes as francesas Laura Sequeira, em Honda, Mathilde Denis, em Fantic, e Ema Satabin, em GasGas, para além da portuguesa Joana Gonçalves (Husqvarna), que se estreia nesta competição.

A Monte Gordo Sand Race tem início no dia 22 de novembro, com as verificações administrativas e técnicas na Zona à Muralha (junto ao cais de embarque). A partir das 19h00 decorre na Praça Marquês de Pombal uma exposição das motos e quads que vão participar na corrida. No sábado, dia 23, pelas 10h30 será altura para as viaturas desfilarem entre Vila Real de Santo António e Monte Gordo.
Desportivamente a prova terá início no sábado pelas 12h45 com a corrida das classes M, MD e MJ2 (Duração 90 minutos) e Classe MJ1, V1 e V2 (Duração 45 minutos). Pelas 15h30 arranca a competição destinada aos quad que terá a duração de 1h00: classes Q e QD e QJ. No domingo, pelas 13h45 tem lugar a corrida moto e pelas 15h30 a competição quad. A entrega de prémios está agendada para as 17h00.
Para além das corridas, a Monte Gordo Sand Race contará com um diversificado programa de animação oferecendo atividades para todas as idades. A entrada para o evento é livre e terá condições ideais para que o público possa assistir às corridas e viver uma experiência emocionante junto à pista.

Informações sobre a prova em: montegordosandrace.pt/

Mais informações sobre a FIM Sand Races World Cup em: fim-moto.com/en/sports/view/fim-sand-races-world-cup-5428

Sportity: MGSR

Foto: Luís Duarte

 

Artigo anteriorTrial encerra com ronda dupla
Próximo artigoMotociclistas plantaram árvores em Vila Pouca de Aguiar