Nacional de TT segue para o Alentejo

204

O Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno prossegue este fim de semana, com a Baja TT Reguengos de Monsaraz-Mourão a prometer muita animação

A Baja TT Sharish Gin – Reguengos de Monsaraz-Mourão arranca já na sexta-feira dia 20 de setembro, com Reguengos de Monsaraz a receber este evento desportivo que, até ao dia 22, promete animar a cidade e atrair milhares de entusiastas, o mesmo acontecendo com a vila raiana de Mourão, uma vez mais envolvida nesta grande competição de desporto motorizado.
Trata-se da quinta das sete provas do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno 2024 e, pela frente, os 138 concorrentes inscritos na prova de Motos/Quads/SSV terão um percurso com um total 502,55 km, dos quais mais de trezentos serão cronometrados, com o percurso a dividir-se por três etapas. A prova arranca desportivamente na sexta-feira com um setor de 30 km, sendo que a este se juntam mais dois setores seletivos. Os inscritos na competição FIM e CNTT terão de enfrentar um troço de 161 km no sábado e outro de 133 km que se disputa no domingo. Pelas 15h30 desse mesmo dia terá lugar a entrega de prémios para as motos, quad e SSV.

A 36ª edição da Baja TT Sharish Gin Reguengos/Mourão é, a nível internacional, pontuável para o Campeonato da Europa FIM de Motos, Quads e SSV e, nos automóveis, o Campeonato da Europa FIA de Bajas e o Troféu Terras do Grande Lago Alqueva.
Para além da componente desportiva, o cenário está montado para receber no parque da cidade, a partir das 21h30 de sexta-feira, o Grupo Kartcross de Ourém, Marco Martins e o seu espetacular Mini e as fantásticas acrobacias de Cajó – stunt rider, num programa que vai contemplar também a animação musical a cargo do DJ Vassalo.

Martim Ventura em Husqvarna na competição Moto, João Vale em Can-Am entre os Quad e Pedro Pinha igualmente aos comandos de um Can-Am, entre os SSV, lideram os respetivos campeonatos.
Nas duas rodas assistiremos seguramente ao duelo entre o campeão António Maio e o atual líder do campeonato, Martim Ventura, pilotos que estão na luta pelo título e que se apresentam separados por 14 pontos. A vantagem pende para o jovem Martim Ventura, em Husqvarna, que já venceu três vezes esta temporada, enquanto António Maio, em Yamaha, vencedor no ano passado, ainda não experimentou este ano o sabor das vitórias. A este duo junta-se, na lista dos favoritos e com merecido destaque, Bruno Santos que, em Husqvarna, tem feito uma temporada internacional fantástica. A prova alentejana apresenta um excelente plantel que compreende ainda pilotos da Honda – Tomás Dias e Gustavo Gaudêncio, segundo e terceiro em 2023, João Duarte e Salvador Amaral – Micael Simão, em GasGas e os irmãos Bernardo e  David Megre em Kawasaki.

Nos Quad a luta pela vitória deverá ser muito animada, opondo João Vale, em Can-Am, vencedor em 2023 e atual líder do campeonato depois de ter triunfado em Lagos, aos dois pilotos Yamaha, o jovem Rodrigo Alves, que soma dois triunfos esta temporada, e o campeão nacional Luís Fernandes. Os três estão separados por apenas 11 pontos. Tiago Gomes em KTM poderá também entrar na disputa pelos primeiros lugares.

Nos SSV a lista de candidatos à vitória é sempre extensa, mas será forçoso começar por referir que os quatro primeiros classificados estão separados por apenas 7 pontos. Vencedor em Lagos, Pedro Pinha encabeça a classificação do campeonato com mais três pontos que Pedro Santinho Mendes que venceu as duas primeiras corridas. Seguem-se Luís Cidade e Sérgio Batista, piloto que também já venceu uma corrida este ano. Outros nomes a ter em conta todos em Can-Am, tal como os já referidos, são os do regressado Hélder Rodrigues, segundo em 2023, o ex-campeão Roberto Borrego, Nelson Caxias, Pedro Antunes, Lourenço Rosa, Pedro Grancha e Vasco Martins.

Entre os SSV destaque ainda para os três troféus monomarca propostos pela Yamaha, Polaris e Segway. Na Taça Yamaha Jorge Lopes lidera a Classe Open e Rafael Caseiro a Classe Stock. Arnaldo Monteiro lidera o regressado Troféu Polaris, sendo também o líder do Campeonato Stock. No estreante Troféu Segway André Rodrigues ocupa o 1º lugar.
De referir que no muito animado Campeonato de Equipas lidera o Can-Am Offroad Portugal, seguido do Old Friends Rally Team e com a Mocho Racing no 3º lugar.

Depois de um longo período de ausência está de regresso uma participação feminina na competição moto. Sandra Brás vai disputar a Baja TT Sharish Gin com a particularidade de o fazer aos comandos de uma Husqvarna da Classe Trail. Estreia também para o atual campeão da Mini Baja, Domingos Cunha que, agora com 16 anos, irá navegar o pai Tiago Cunha num Can-Am.

 

 

Artigo anteriorMoto-Rali Turístico ‘Foz p’ra Caminha’
Próximo artigoFlat Track vai subir de tom em Chaves