Todo-o-Terreno: 114 inscritos no arranque do Campeonato

773

A partir de amanhã, a ESC Online Baja TT Montes Alentejanos assinala o arranque do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno.

O Alentejo, tendo Beja como centro nevrálgico, vai receber a etapa de abertura do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno. São 114 os inscritos, repartidos pelas disciplinas Moto (45), Quad (17) e SSV (52), que terão pela frente um percurso de 359,9 km repartido por três dias e dos quais 288,65 km serão disputados ao cronómetro. Os campeões de 2023, António Maio na competição Moto e Luís Fernandes entre os Quad, ambos em Yamaha, apresentam-se na defesa dos respetivos títulos, enquanto a dupla campeã em título de SSV, João Monteiro e Nuno Morais, passa a integrar as fileiras da competição automóvel.

Nas duas rodas, onde António Maio conquistou em 2023 o seu oitavo título de Campeão Nacional, o piloto da Yamaha terá como principais adversários Bruno Santos (Husqvarna), que venceu as duas derradeiras etapas de 2023, e Martim Ventura, também ele vencedor de duas corridas no ano passado, entre elas a edição 2023 da Baja TT Montes Alentejanos, que agora também se apresenta aos comandos de uma Husqvarna. A eles juntam-se diversos pilotos Honda – Gustavo Gaudêncio, Fábio Magalhães, João Duarte, Tomás Dias, Gonçalo e Salvador Amaral – os irmãos Bernardo e David Megre, este ano ambos a competir de Kawasaki, Micael Simão e as novidades de Bruno Borrego em Sherco e Tiago Santos em AJP.

Nos Quad o campeão Luís Fernandes (Yamaha) terá como grandes adversários o ex-campeão João Vale, em Can-Am Renegade XXC, e os jovens Tomás Paulo, Rodrigo Alves e Tiago Ferreira, todos em Yamaha.
Finalmente, nos SSV, a lista de candidatos à vitória é sempre extensa, mas será forçoso começar pelos nomes de Pedro Santinho Mendes, Hélder Rodrigues, Luís Cidade e Nelson Caxias, todos em Can-Am, pilotos que já saborearam vitórias nos últimos anos. Os seus principais adversários serão Pedro Pinha, Sérgio Baptista, Vasco Martins, Herlander Araújo, Wilson Galo e Pedro Grancha, também eles em Can-Am, e ainda Tiago Guerreiro aos comandos de um Polaris PRO R.

A ESC Online Baja TT Montes Alentejanos arranca amanhã, sexta-feira 1 de março pelas 13h00, com a partida do parque fechado em Beja, seguindo-se, meia hora depois, a partida do primeiro piloto para um prólogo de 7,4 km, localizado junto ao Campo de Tiro na Herdade ‘Cabeça de Ferro’. No sábado 2 de março a saída do parque fechado está marcada para as 7h00 e o arranque para o 1º sector seletivo, com 140,6 km de extensão, será dado a partir das 7h30, repetindo-se este horário (e o percurso) no 2º sector seletivo, no domingo 3 de março.

Sobre a edição 2024 da prova, Humberto Silva, presidente do clube organizador, o CPKA – Clube de Promoção de Karting e Automobilismo, salientou que “esta é uma edição totalmente renovada a nível de traçado. É uma prova que mantém a essência de ser rápida com um percurso bonito, direi mesmo, que é fantástico. Paulo Fiúza, responsável por conferir o roadbook, já nos confidenciou que este é o melhor traçado de sempre. Estamos, por isso, seguros de que esta prova tem tudo para ser novamente um êxito”.
A Baja TT Montes Alentejanos começa a ‘mexer’ já hoje, quinta-feira 29 de fevereiro, com a apresentação oficial de todos os concorrentes a partir das 20h00 horas no pódio do evento, localizado no Parque de Feiras e Exposições de Beja, mais conhecido pelo “Parque da Ovibeja”.

Artigo anteriorNacionais de MX50 e MX65 entraram em ação!
Próximo artigoMotocross: tudo a postos em Lustosa!