Todo-o-terreno de fevereiro a dezembro!

674

A temporada nacional de Todo-o-Terreno começa já este mês de fevereiro e prossegue até dezembro, num ano em que Portugal recebe também vários eventos internacionais de TT.

O Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno tem o seu ‘pontapé de saída’ agendado para o final deste mês na Baja TT Montes Alentejanos – ESC Online, com os ‘minis’ a entrarem em ação mais cedo, já a 18 de fevereiro, com a primeira ronda do Campeonato Nacional de Mini Bajas integrada numa prova do troféu X-Trophy em Ferreira do Zêzere.

O Campeonato Nacional de Mini Bajas, para as categorias de Infantis (8/12 anos), Iniciados (11/14 anos) e Juvenis (13/16), em motos e quads, terá três rondas integradas em provas do Campeonato Nacional de TT e duas incluídas nas provas do X-Trophy.

Quanto ao Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, conta com sete jornadas, replicando sensivelmente o figurino da época passada, com o Clube Automóvel do Algarve a substituir a sua prova, a Baja de Loulé, pela nova Baja de Lagos. Novidade será também a passagem da classe de Veteranos a Campeonato Nacional e a chegada de novos troféus monomarca aos SSV, para os Polaris Pro R e Segway Villain, a par do Troféu já existente com os Yamaha.

Em termos de provas internacionais, o destaque natural vai para a passagem do Campeonato do Mundo de Rally-Raid pelo nosso país, com o Rali Transibérico a disputar-se de 2 a 5 de abril. Em setembro a Baja TT Reguengos/Mourão/Redondo integra também uma jornada do Campeonato da Europa de Bajas, competição que, de 8 a 10 de novembro, regressa a Portugal para a Baja do Oeste, prova pontuável também para a Taça do Mundo FIM de Bajas. Duas semanas depois, será o regresso da Taça do Mundo FIM de Corridas em Areia a Monte Gordo, após o sucesso da época passada, com a temporada internacional a terminar já em dezembro com a Transnorte, que integra a Taça da Europa de Todo-o-Terreno.

Calendários 2024

Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno
29-2/3 de março – Baja TT Montes Alentejanos
28/30 de março – Raid de Góis
26/28 de abril – Raid da Ferraria
17/19 de maio – Baja de Lagos
19/22 de setembro – Baja TT Reguengos/Mourão/Redondo
17/18 de outubro – Baja de Portalegre
8/10 de novembro – Baja Oeste de Portugal

Campeonato Nacional Mini Baja
18 de fevereiro – X-Trophy Ferreira do Zêzere
26/28 de abril – Raid da Ferraria
5 de outubro – X-Trophy Barcelos
17/18 de outubro – Baja de Portalegre
8/10 de novembro – Baja Oeste de Portugal

Provas internacionais de TT em Portugal
2/5 de abril – Campeonato do Mundo de Rally-Raid – Rali Transibérico
20/22 de setembro – Campeonato da Europa de Bajas – Reguengos
8/10 de novembro – Taça do Mundo FIM e Campeonato da Europa de Bajas – Baja do Oeste
22/24 de novembro – Taça do Mundo FIM de Corridas em Areia – Monte Gordo
2/8 de dezembro – Taça da Europa de Todo-o-Terreno – Transnorte

 

Artigo anterior9º Jantar Motoraliano juntou 120 em Fátima
Próximo artigoPrimeiro pódio português no Mundial de Super Enduro