Com as vitórias conquistadas este fim de semana na Baja TT Reguengos de Monsaraz-Mourão, Martim Ventura e João Vale – respetivamente nas motos e quads – reforçam a liderança nos respetivos campeonatos. A dupla Roberto Borrego/Daniel Jordão triunfou entre os SSV.
Quinta das sete provas que compõem o Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno 2024, a Baja TT Sharish Gin – Reguengos de Monsaraz-Mourão disputou-se no passado fim de semana, com Martim Ventura (Husqvarna) a conquistar a sua quarta vitória do ano e a aumenta a vantagem na liderança do campeonato entre as motos. Ventura, que venceu também a classe TT3 e os Juniores, bateu Tomás Dias (Honda) por 2m01s, com o Campeão em título, António Maio (Yamaha) a terminar em terceiro a 2h51s do vencedor. Ao 2º lugar do pódio geral, Tomás Dias juntaria ainda a vitória na classe TT2. Micael Simão (GasGas) e Bruno Santos (Husqvarna) completaram o top 5, seguidos por Bernardo Megre (Kawasaki) que foi o melhor na classe TT1.
Entre os quads, vitória para João Vale (Can-Am), que, depois de ter ganho na prova anterior em Lagos, repetiu o feito este fim de semana, ampliando a vantagem que tinha sobre os seus perseguidores imediatos na tabela do campeonato, Rodrigo Alves e Luís Fernandes – que terminaram igualmente em 2º e 3º lugar na prova organizada pela Sociedade Artística Reguenguense, respetivamente a 2m16s e 2m23s do primeiro.
No final, Martim Ventura referia-se à jornada de Reguengos como “uma corrida espetacular. No sábado houve uma questão de sabotagem (n.d.r. – terá sido cortado um fio à Husqvarna do líder do campeonato, atrasando-o à saída do parque fechado) e tomou-se a decisão de me penalizar em um minuto, o que originou que não ganhasse o troço. Perdi um ponto para o Campeonato, o que me deixou bastante aborrecido. Fui penalizado porque alegam que eu tive ajuda externa, mas consegui recuperar o tempo perdido e vencer, que era o principal objetivo. Agora vou-me preparar e trabalhar para fazer uma boa Baja Portalegre”.
Na competição reservada aos SSV, Roberto Borrego e Daniel Jordão (Can-Am), que começaram por ser os mais rápidos no prólogo, foram os grandes vencedores, terminando a corrida com uma vantagem de 37,6 para a dupla Pedro Antunes/Nuno Batalha (Can-Am). Muito intensa foi também a luta travada pelo derradeiro lugar de pódio, com as duplas Nelson Caxias/João Rodrigues e Pedro Santinho Mendes/Duarte Santos a terminarem separados por 1,7s, por esta ordem. Posições seguintes para mais três equipas que disputaram a prova realizada em pistas dos concelhos de Reguengos de Monsaraz e Mourão aos comandos de SSV Can-Am. Francisco Guedes/Joel Lutas foram quintos diante de dois pilotos que disputaram a prova ‘a solo’: Sérgio Batista e David Rodrigues.
Oitavo lugar para o Polaris pilotado por Arnaldo Monteiro, que venceu também o Campeonato Stock e o Troféu Polaris. Na Taça Yamaha Jorge Lopes venceu a Classe Open e Paulo Caseiro a Classe Stock. Entre os Segway, Luís Lourenço conquistou o 1º lugar.
A prova alentejana era também pontuável para o Campeonato de Europa de Bajas, competição que contou com apenas cinco inscritos entre as motos, tendo terminado, por esta ordem, David Megre (Kawasaki), Paulo Cardoso (Kawasaki) e Rui Ferreira (Honda). João Vale e Luís Fernandes foram os participantes do Europeu entre os quads, e Roberto Borrego, João Dias, André Rodrigues e Luís Cidade eram os inscritos para a competição europeia nos SSV, classificando-se pela ordem descrita.
O Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno prossegue com a 38ª edição da maior clássica do TT português, a Baja Portalegre 500, que se realiza de 17 a 19 de outubro.