Bou e Busto vencem em Gouveia

Jaime Busto foi o vencedor surpresa no TrialGP de Portugal

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Jaime Busto (GASGAS) voltou ao topo do pódio da categoria rainha no segundo dia do TrialGP de Portugal – segunda jornada do Hertz FIM Trial World Championship 2023 – ralizada em Gouveia no passado Domingo, após uma segunda volta super tensa como Emma Bristow (Sherco) conquistou sua segunda vitória do fim de semana no TrialGP Women.

Tal como no dia anterior, Toni Bou (Montesa) marcou o ritmo na primeira volta pelas 12 zonas de obstáculos abrindo uma vantagem saudável de cinco pontos para o seu compatriota. No entanto, também como ontem, Busto melhorou dramaticamente na sua segunda volta com apenas uma penalização na secção dois – apesar dos problemas mecânicos perto do final – alcançando a vitória com apenas um ponto de vantagem depois que Bou ter somado a penalização máxima na sua última visita à secção sete.

“Estou muito feliz com a vitória”, disse Busto. “Cometi um grande erro na secção sete na primeira volta, mas recuperei na segunda volta.”

O jovem Gabriel Marcelli (Montesa) estava na discussão a meio do dia com Busto, mas o desafio caiu na segunda volta, embora ele ainda tenha conquistado pela terceira vez o pódio em 2023.

O veterano Adam Raga (TRRS) nunca esteve perto dos três primeiros e teve que se contentar novamente com o quarto lugar com o italiano Matteo Grattarola (Vertigo) em quinto pela segunda vez neste fim de semana.

No TrialGP Women a atual campeã Bristow venceu uma batalha de nervos com sua rival espanhola e atual líder da série Berta Abellan (Scorpa) para terminar o dia com dois pontos de vantagem. Liderando por dois após a primeira volta depois de somar três penalizações, Bristow e Abellan lutaram pela vitória na segunda metade da competição, ambas adicionando mais dois pontos de penalização aos seus totais.

“Está muito apertado hoje, mas sabia que estava melhor, então não senti tanta pressão quanto no fim de semana passado”, disse Bristow. “A moto esteve muito boa durante todo o fim-de-semana e tive boas sensações.”

Enfatizando a supremacia que a dupla exerce na principal divisão feminina, a terceira colocada Alice Minta (Scorpa) terminou com trinta e quatro – embora a piloto britânica de dezenove anos tenha ficado claramente encantada com o primeiro pódio da carreira na classe .

Os cinco primeiros lugares foram fechados pela italiana Andrea Sofia Rabino (Beta) e Huldeborg Barkved (TRRS) da Noruega, que repetiram suas performances do primeiro dia.

Trial2 viu uma repetição dos três primeiros de Sábado com o britânico Billy Green (Scorpa) novamente a bater o seu compatriota Jack Peace (Sherco) e o actual campeão Sondre Haga (GASGAS) da Noruega em terceiro.

Na classe mais preenchida do campeonato, que contou com quarenta participantes, o total de oito de Green colocou-o quatro marcas à frente de Peace e foi metade da pontuação de Haga, ampliando sua vantagem no campeonato para quatro pontos.

“Este fim de semana não foi o que esperava”, disse Green. “Ter duas vitórias é incrível – estou nas nuvens e com o objectivo de manter esta forma na temporada.”

Depois de assumir a liderança do campeonato em casa no fim de semana passado na abertura do TrialGP da Espanha, Pablo Suarez (Montesa) – que foi quinto no dia inaugural – perdeu mais terreno para os líderes em sexto.

Após a primeira vitória da carreira no Trial3, o britânico George Hemingway (Beta) manteve seu ritmo fluído e novamente terminou na frente no Domingo.

O jovem de 15 anos, cujo irmão mais velho, Harry, foi campeão do Trial3 na temporada passada, marcou dois pontos na volta de arranque antes do ‘limpo’ na sua segunda volta para dominar a divisão e tirar três pontos da liderança do campeonato de Jone Sandvik (Sherco) de Noruega, que terminou o dia em segundo com quinze.

“Gosto muito das secções aqui”, disse Hemingway. “Depois de ontem pensei que poderia ter ficado limpo, mas cometi alguns erros na primeira volta. Estou muito feliz.”

Alfie Lampkin (Vertigo), filho do sete vezes campeão do TrialGP Dougie Lampkin, voltou a mostrar a sua evolução com um segundo pódio em 2023, mas houve espaço para decepção no campeonato com o vice-campeão Jamie Galloway (TRRS) a cair para o quinto lugar, atrás do italiano Mirko Pedretti (Beta).

A caravana enfrenta agora uma viagem de onze mil quilômetros até o Mobility Resort Motegi para o TrialGP do Japão onde se se discute a terceira ronda do ano entre os dias 19 a 21 de Maio.

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