Mariana Afonso foi oitava na Taça do Mundo

Mariana Afonso fechou Taça do Mundo na oitava posição.

483

Com apenas 15 anos, a portuguesa Mariana Afonso conseguiu o 8º lugar do TrialGP de Andorra, terceira e última prova da Taça do Mundo de Trial2 Women, disputada este fim-de-semana, em Sant Juliá. A piloto de Viana do Castelo, a mais jovem de todo o pelotão, terminou a competição no top 8 entre a elite mundial.

Depois de França (Isola 2000) e Espanha (Pobladura de las Regueras), o Campeonato do Mundo FIM de Trial prosseguiu com o TrialGP de Andorra, realizado em Sant Juliá. Esta foi a derradeira prova da Taça do Mundo da categoria Trial2 Women, disputada por pilotos femininas oriundas do Reino Unido, França, Itália, Andorra e Portugal. Mariana Afonso é a piloto mais jovem de todo o pelotão e na prova andorrenha voltou a mostrar todo o seu potencial, conseguindo o 8º lugar nos dois dias de competição, aos comandos de uma Sherco.

A jovem piloto de Viana do Castelo, com apenas 15 anos, enfrentou um traçado muito exigente, caracterizado por enormes rochedos num vale de grande inclinação e onde a chuva tornou a tarefa de todos os concorrentes ainda mais complicada.

‘Sinto-me muito feliz por ter terminado a minha primeira Taça do Mundo.’ referiu Mariana Afonso, minutos depois de ter garantido o 8º lugar tanto na prova como no campeonato. ‘Tal como em França e Espanha, esta prova de Andorra foi mais um enorme desafio para mim, não só pelas características do terreno mas também porque a chuva fez com que a aderência fosse muito reduzida em alguns locais. Penso que evoluí bem nestas condições e o 8º lugar deixa-me muito satisfeita, pois estou a competir com pilotos muito mais experientes. Obrigada a toda a equipa pelo apoio que me têm dado.’ agradeceu a promissora piloto portuguesa, que se estreou no mundo das motos com apenas 8 anos de idade, em provas de Supercross, apaixonando-se pouco depois pelo Trial.

No próximo fim de semana, Mariana Afonso vai tentar garantir o título de campeã de Espanha de Trial, em Girona, uma competição que actualmente lidera.