A Seleção Nacional presente no Trial das Nações, que se realizou no passado fim de semana em Arteixo, na Galiza, não foi além do 15º posto na classe Internacional.
Este ano presente apenas com uma formação sénior concorrente à classe Internacional do Trial das Nações, disputado na localidade espanhola de Arteixo no passado fim de semana, a representação de Portugal terminou em 15º e penúltimo lugar, com a jovem formação composta por Paulo ‘Ballas Jr.’ Gonçalves, João Silva e Filipe Sá a não conseguir descolar da cauda da tabela.

A quase totalidade das zonas foram desenhadas em locais de pedra granítica, com muitas semelhanças aos locais de treino habituais da equipa (o Monte do Pilar em Paços de Ferreira e Ponte do Carro, Matosinhos), onde foram efetuados cinco estágios de preparação e que, erradamente, davam boas expetativas ao trio nacional. Mas o facto é que as zonas eram quase todas de uma dificuldade e comprimento (a cumprir dentro do limite máximo de um minuto) muito acima da capacidade técnica dos nossos jovens pilotos, o que veio a ditar o resultado final. O percurso tinha um total de 15 zonas a percorrer por duas vezes, sendo que a primeira volta foi realizada em terreno seco e a segunda integralmente debaixo de chuva o que dificultou ainda mais a progressão.

Para a Comissão de Trial da FMP que, naturalmente, não ficou satisfeita com o resultado final, terá faltado alguma atitude e, sobretudo, um líder com mais técnica e espírito vencedor, que demonstrasse como fazer as zonas e quais as linhas a percorrer. Segundo o Presidente da Comissão de Trial da FMP, Manuel Vieira, a principal aposta e investimento na modalidade está agora a ser feita no Mini Trial, “pois apenas daí poderão surgir novos talentos que poderão elevar o nome de Portugal neste tão difícil desporto.”

A classe Internacional deste TdN 2026 foi ganha pela Noruega, com o triunfo na categoria principal, a classe Mundial, que agrupa as quatro melhores seleções (Espanha, Itália, Grã-Bretanha e França), a ser ganha pela imbatível equipa espanhola pela 32ª vez (e 22ª consecutiva). A Grã-Bretanha venceu o troféu de Senhoras e a Alemanha conquistou o Challenge das Nações.
Fotos: Diogo Leitão















