A caminho da sua 20ª edição, a Red Bull Rookies Cup, uma das grandes plataformas de entrada para o MotoGP, volta a ter um português nas suas fileiras: Afonso Almeida foi um dos 8 ‘rookies’ selecionados para a temporada de 2026.
A Red Bull Rookies Cup, competição integrada no programa de várias rondas europeias do Mundial de MotoGP, desde há muito consagrada como uma das portas de entrada para o maior palco do Motociclismo de Velocidade, irá contar com um piloto português em 2026, naquela que será a 20ª temporada desta competição.
A Red Bull Rookie Cup, de onde saíram algumas das atuais estrelas do MotoGP, já não contava com um português nas suas fileiras desde Ivo Lopes em 2012, depois de ter visto também Miguel Oliveira fazer algumas participações (e vencer) como wild-card.
Afonso Almeida, de 16 anos, segue assim as pegadas deste dois grandes nomes da Velocidade lusa.
Recém-sagrado Campeão Nacional de PréMoto3 e participante na European Talent Cup, Afonso Almeida foi um dos 113 pilotos de 38 países diferentes que estiveram esta semana no circuito espanhol de Guadix em busca de um dos 8 lugares disponíveis para estreantes na Rookies Cup em 2026, sonho que conseguiu alcançar após três duros dias de seleção.
Para além de Afonso Almeida, irão também estrear-se em 2026 na Red Bull Rookies Cup, os espanhóis Fernando Bujosa e Carlos Cano, o italiano Cristian Borrelli, o maltês Travis Borg, o colombiano Mateo Marulanda, o húngaro Tibor Varga e o australiano Archie Schmidt.
Fotos: Gold & Goose/Red Bull Content Pool