O Circuito do Estoril acolheu o encerramento do FIM JuniorGP 2024 e ficaram assim conhecidos os Campeões de 2024.
A terceira visita do Campeonato FIM JuniorGP a Portugal esta temporada, e segunda ao Circuito do Estoril, encerrou a época ontem, quarta-feira 27 de setembro, com um programa de corridas que deu a conhecer o novo Campeão Mundial JuniorGP, os Campeões da Europa de Moto2 e Stock e o vencedor da European Talent Cup.
Com duas corridas no programa de ontem, as moto3 do FIM JuniorGP voltaram a dar um grande espetáculo, especialmente numa 1ª corrida cheia de ação na luta pelos lugares da frente. Guido Pini e Máximo Quiles foram os vencedores do dia, mas o Campeão foi Álvaro Carpe, o jovem espanhol de 17 anos que caiu a seis voltas do fim na primeira corrida mas acabaria por se sagrar campeão na box, uma vez que também Máximo Quiles tinha caído na fase inicial. Carpe partiu para a corrida da tarde já com o título no bolso, terminando em 6º lugar.
No Europeu de Moto2 outro espanhol, Roberto Garcia, apenas precisava de terminar no top 10 para se sagrar Campeão da Europa, o que fez terminando em 5º lugar numa corrida ganha por Unai Orradre, que vencia pela primeira vez esta época.
Na corrida de Stock participavam três pilotos portugueses: Gonçalo Capote, Rodrigo Valente e o novo Campeão Nacional de STK600, Gonçalo Ribeiro. A corrida começou com uma bandeira vermelha logo após o arranque, na sequência de um incidente que envolveu Rodrigo Valente, Eric Molina e Cristian D’Arliano, que ficaram fora de prova. Após a segunda partida, Dino Iozzio venceu na frente de Archie McDonald, mas o grande espetáculo esteve na acesa luta entre Mario Mayor e Lorenzo Dallaporta pelo 3º lugar e pelo título europeu. Dallaporta venceu a disputa pelo lugar mais baixo do pódio, mas o 4º posto bastou a Mario Mayor para garantir a coroa europeia de Stock. Gonçalo Capote terminou no 18º posto, imediatamente à frente de Gonçalo Ribeiro.
Finalmente, na European Talent Cup, que contava com a participação de Afonso Almeida, vitória para argentino Valentín Perrone, enquanto Carlos Cano, que já tinha garantido a vitória na ETC à chegada ao Estoril, terminou no 6º posto. Afonso Almeida, que havia sido 2º colocado na repescagem, a corrida ‘last chance’ em que alinharam 18 pilotos, terminou a corrida principal no 23º lugar.