Mundial de Superbike confirmado no Estoril!

1047

Foi hoje confirmado o regresso do Campeonato do Mundo de Superbike ao Circuito do Estoril, em substituição da ronda húngara.

O Circuito do Estoril estará de regresso ao Campeonato do Mundo de Superbike esta temporada, substituindo no calendário a prova agendada para agosto no Balaton Park, Hungria, cujos trabalhos não estarão finalizados em tempo útil.
O traçado do Estoril volta assim a receber o campeonato, que já não visita aquele circuito desde 2022, estando agendado para 11 a 13 de outubro, sendo assim a 11ª e penúltima ronda da temporada, uma semana antes do encerramento da época em Jerez de la Frontera. Esta será a segunda visita do WSBK a Portugal na presente temporada, após a ronda de Portimão marcada para 9 a 11 de agosto.
A ronda do Estoril, que terá como promotor nacional a empresa Robustilinear, vai acolher, para além das Superbike e Supersport, o campeonato mundial feminino, WCR, e ainda a Yamaha R3 bLU cRU European SuperFinale.

Para Carlos Silvestre, CEO da Robustilinear Lda., promotor nacional do evento, “Quando surgiu a oportunidade de nos associarmos a este grande evento que é o Campeonato do Mundo de SBK, aceitámos de imediato edesafio de sermos os promotores desta prova. Este é também o ADN da nossa empresa, o estarmos associados a eventos de prestígio mundial. O Mundial de SBK no Estoril será seguramente uma grande festa do Motociclismo que, mais uma vez, terá como palco o Circuito do Estoril, com a região de Cascais a ser o local ideal para receber os cerca de 2000 elementos de equipas e organização e os muitos milhares de adeptos que terão oportunidade de sentir ao vivo as emoções desta espetacular competição. A nossa prioridade vai no sentido de criar as melhores condições a quem vier assistir à prova. Encontro marcado para dias 11, 12 e 13 de outubro no Circuito do Estoril, para sentir viver as emoções do Mundial de SBK”.

Manuel Marinheiro, Presidente da Federação de Motociclismo de Portugal, considera igualmente que esta era uma oportunidade a não perder para “termos no nosso país mais um grande evento internacional, desta vez junto à capital e num traçado com os pergaminhos do Circuito do Estoril, após termos já recebido este ano o MotoGP no Autódromo Internacional do Algarve, que este ano irá acolher também uma prova do Campeonato do Mundo de Superbike em agosto. Queremos agradecer à FIM, à Dorna, ao promotor nacional, a Robustilinear, e ao Motor Clube do Estoril, a conjugação de esforços e vontades que nos permite assim reforçar, ainda mais, a presença de Portugal na rota dos grandes eventos do desporto motorizado mundial”.

Com estas alterações, o calendário 2024 fica assim definido.

23/25 de fevereiro – Austrália, Phillip Island (*)
22/24 de março – Espanha, Barcelona – Catalunha (*)
19/21 de abril – Países Baixos, Assen (*)
14/16 de junho – Itália, Misano
12/14 de julho – Reino Unido, Donington Park
19/21 de julho – Rep. Checa, Most
9/11 de agosto – Portugal, Portimão
6/8 de setembro – França, Magny-Cours
20/22 de setembro – Itália, Cremona
27/29 de setembro – Espanha, MotorLand Aragón
11/13 de outubro – Portugal, Estoril
18/20 de outubro – Espanha, Jerez
(*) já realizado

Artigo anterior26º Portugal de Lés-a-Lés já rolou!
Próximo artigo26º Lés-a-Lés – Etapa 1: de Portimão a Évora