Fica a saber como participar num Moto-rali Turístico

2136

Queres participar num Moto-rali Turístico e não sabes como fazer, ou exatamente o que é? É muito simples, e aqui vamos esclarecer algumas questões. Anda daí!

Para começar a preparar a participação numa jornada do Troféu Nacional de Moto-ralis Turísticos da FMP BMW/Dunlop (seja apenas num, em todos ou em alguns) é preciso contactar o moto clube organizador de cada moto-rali turístico (contactos mais abaixo). Pesquisa o seu site ou o da FMP. Regra geral, um clube organizador promove o programa do seu evento mal termina o anterior.

Os participantes não precisam de estar filiados em nenhum clube nem ter Cartão de Motociclista. Os motociclistas filiados beneficiam de uma atenção no preço.

Estes passeios muito turísticos – muito mesmo – duram dia e meio. Todo o sábado mais a manhã de domingo, terminando com o almoço. Regra geral dedicam-se a um só concelho mas podem percorrer vários. Nunca têm grande quilometragem. De 100 a 150 km no sábado e de 30 a 80 km no domingo. Tem é muitas visitas, surpresas, paragens, petiscos e diversão.

A inscrição engloba sempre almoço, jantar e dormida de sábado mais o almoço final no domingo. E costumam ter muita ‘petisquice’ e abrem as portas de locais habitualmente fechados, dão a conhecer sítios que nos surpreendem e fazem-nos andar sempre fora das rotas conhecidas.

Os percursos privilegiam as estradas municipais, caminhos pitorescos e fogem muito à banalidade. São idealizados para motos de estrada mas, se tivermos de rolar num qualquer troço de terra para subir a um miradouro ou monumento que justifique, ninguém vira as costas. O Portugal de Lés-a-Lés nasceu neste meio fantástico, em 1999. O Troféu de Moto-ralis Turísticos existe desde 1997.

Para obrigar os participantes a estarem mais atentos ao que os rodeia, não se rola em caravana. As motos partem espaçadas de minuto a minuto (ou menos, se a aderência for bastante) com os condutores a navegarem por roadbook mototurístico. Os passageiros – que são muitos – também o têm para se divertirem e ajudarem. E depois há perguntas ao longo dos trajetos para que a atenção esteja sempre desperta. Mais jogos, tarefas e surpresas pontuáveis para a classificação final. Os prémios nunca são valiosos. Recordações, artesanato e uma boa foto de peito inchado à sobremesa do almoço de domingo.

Desta forma não há tempos mortos e aprende-se imenso sobre a região visitada. Regressamos a casa com a agradável sensação de termos conhecido mais um punhado do nosso território.

O roadbook é um pequeno livro em tamanho A5, agrafado num canto, próprio para um saco de depósito. Não há necessidade de leitores de roadbook, pois estes eventos não são corridas.

São eventos que dão muito trabalho e idealizar e organizar. Os oito clubes atuais estão de parabéns e merecem toda a confiança da FMP.

Em seguida voltamos a recordar o calendário para 2024 e os contactos de email de cada clube organizador, para prepararem as vossas participações.

Aqui fica também o link direto para a Regulamento Geral do Troféu para 2024.

Boa estrada e boa diversão!

27º Troféu de Moto-ralis Turísticos BMW/Dunlop 2024

23/24 de março – M.C. Albufeira (Baixo Guadiana)
motoclubedealbufeira@gmail.com

20/21 de abril – M.C. Porto (Castro Daire)
motorali@motoclubedoporto.pt

18/19 de maio – M.C. Motards do Ocidente (A Sul do Tejo)
geral@motardsdoocidente.pt

29/30 de junho – Góis M.C. / M.C. Covilhã (Beira Baixa Raiana)
geral@goismotoclube.ptgeral@lobosdaneve.com

13/14 de julho – MK Makinas (Mortágua)
mk.Makinas@gmail.com

14/15 de setembro – Moto Galos Barcelos (Alto Minho)
motogalos@motogalos.pt

5/6 de outubro –  M.C. Coimbra (Entre o Mar e a Serra)
motoclubecoimbra@gmail.com

2/3 de novembro – Conquistadores Guimarães (Amarante)
info@mcg-conquistadores.org

Artigo anteriorÉpoca de estreia para Campeonato Nacional de Motocross Feminino!
Próximo artigoEscola de Trial da FMP procura jovens pilotos