CNE na hora das decisões

18

O Campeonato Nacional de Enduro CFL termina em Alcobaça no próximo fim de semana com todos os títulos ainda por decidir.

O ‘3º Enduro Paleke’, que se realiza em Alcobaça no próximo fim de semana de 6 e 7 de junho, encerra o Campeonato Nacional de Enduro CFL 2026, com uma jornada de dois dias que irá decidir todos os títulos de campeões nacionais e vencedores de troféus. A prova, com organização a cargo da Associação Recreativa Cultural e Desportiva os Palekes, tem o seu epicentro em Pataias, concelho de Alcobaça.
A prova terá o seu início e fim, assim como todo o centro nevrálgico, na Rua Parque Desportivo Emídio Matias Pinto (Piscinas Secil – Alva de Pataias) em Pataias (localização: https://maps.app.goo.gl/dNaoPBpxV9u12jrM8)

Tanto no sábado como no domingo, a partida do primeiro piloto está marcada para as 9h00, com os participantes a terem pela frente um percurso com cerca de 52 km (especiais ET, CT e XT incluídas), o qual deverá ser cumprido três vezes pelos pilotos Elite e Open (três vezes e meia no sábado para estas duas classes), Verdes, Veteranos e Senhoras; as categorias Super Veteranos, Promoção e Open cumprirão duas voltas ao percurso.

Na discussão do título Elite absoluto, o Campeão Julien Roussaly esteve ausente na prova anterior e perdeu a liderança do campeonato para Luís Oliveira, que dispõe agora de 8 pontos de avanço sobre o francês e 12 sobre Ruben Ferreira.
A luta pelo título Open geral está ainda mais cerrada, com Gonçalo Jesus a liderar com apenas mais 5 pontos que Francisco Salgado, eles que lideram também, respetivamente, as classes Open 1 e Open 2 com algum avanço.
Cinco pontos é igualmente a vantagem de que dispõe Manuel Moura no comando da tabela Verdes geral sobre Lucas Espinha, seguido ainda de perto por Rui Sousa a 11 pontos e Salvador Sampaio a 14 pontos. Lucas Espinha e Salvador Sampaio disputam também a Youth Cup, estando separados por 4 pontos.
Mais confortável está Duarte João na classe de Promoção, que comanda com mais 15 pontos que Duarte Areosa e 17 que Vítor Hugo Silva.
Líder Invicto em Super Veteranos, Cláudio Belchior tem em João Moreia, a 25 pontos, o seu perseguidor mais próximo, enquanto, em Veteranos, Fábio Magalhães soma 22 pontos de avanço sobre Norberto Teixeira.
Entre as Senhoras, Rita Vieira chega a Alcobaça com uma boa ’almofada pontual’ de 17 pontos sobre Francisca Henriques e 20 sobre Joana Gonçalves. Finalmente, nas Elétricas, Mário Patrão continua invicto, contando com mais 19 pontos que Peter Lackner.

Localização e descrição das especiais:

Cross Test (4 km)
Na pista de Motocross Super Arena em Pataias Gare. Especial com piso de terra e areia que utiliza a totalidade da pista de Motocross e terrenos circundantes.
Coordenadas: 39°38’49.7″N 8°59’01.6″W
https://maps.app.goo.gl/HAxTuDhFS4Ey7pC87

Extreme Test (1 km)
Em Pataias junto à estrada N242-4 entre Pataias e a A8, próximo dos antigos Fornos da Cal e da empresa Secil. Especial com piso em terra, barro e pedra, bastante diversificada nas suas características e obstáculos.
Coordenadas: 39°39’21.8″N 8°59’34.7″W
https://maps.app.goo.gl/RWcV4ZYdp58x3KSv7

Enduro Test (6 km)
Pataias, na Estrada de Paredes, próximo dos Bombeiros Voluntários de Pataias. Especial com piso totalmente em areia, que tem um traçado em terreno aberto, com zonas sinuosas e de velocidade.
Coordenadas: 39°40’09.7″N 9°00’53.4″W
https://maps.app.goo.gl/vFiRdY8nvprCiQ4Q7

 

 

 

 

 

Artigo anteriorNakeds em Jerez rumo ao CNV Estoril II