Mundial de Enduro abriu em Fafe

650

Josep Garcia e Steve Holcombe dividiram as vitórias num fim de semana ‘puxado’, em que os pilotos portugueses sentiram dificuldades.

Fafe recebeu a abertura do Campeonato do Mundo de Enduro 2024 com uma prova dura e técnica, à altura dos melhores pilotos mundiais. Josep Garcia (KTM) começou por triunfar na especial Super Test de sexta-feira à noite, perante uma assistência de vários milhares de espectadores, repetindo o feito no primeiro dia ‘a doer’, o sábado, dia em que a chuva esteve presente e acentuou a dificuldade de um percurso exigente e das especiais, muito bem desenhadas. A especial Extreme Test, em particular, ‘fez mossa’, com os pilotos portugueses a acusarem alguma falta de rodagem internacional a este nível. Luís Oliveira (Yamaha) foi 12º e último da classe Elite 1, Frederico Rocha (Rieju) também não escapou ao fundo da tabela (11º lugar) em Junior 1 e Francisco Leite (Sherco) foi o 16º colocado na concorrida classe Youth (motos de 125 cc e pilotos até 21 anos).

Super test

No domingo, com a chuva a dar tréguas, foi o britânico Steve Holcombe, Campeão Mundial em título de EnduroGP, que aqui se estreava com as cores da Honda, a vencer face a Josep Garcia e Nathan Watson. Entre os portugueses, Luís Oliveira era 11º em Enduro 1, Frederico Rocha ocupou idêntica posição em Junior 1 e Francisco Leite conseguiu terminar ‘nos pontos’ este segundo dia de prova, com um 13º posto entre os 21 pilotos presentes.
A caravana do Mundial de Enduro permanece em Portugal esta semana, rumando já a Valpaços onde, de 12 a 14 de abril, se disputa a segunda prova do campeonato. (fotos: @future7media)

Steve Holcombe
Artigo anteriorBruno Santos no pódio do Rally-Raid Portugal
Próximo artigoLordelo inaugurou temporada trialista