O Campeonato Nacional de Flat Track encerrou na pista da AG81 em Aguçadoura, Póvoa de Varzim, com todos os títulos conhecidos apenas nesta última ronda.
Foi preciso esperar pela sexta e última prova do Campeonato Nacional de Flat Track para conhecermos os Campeões Nacionais e vencedores de Troféus Nacionais 2025. Nesta ronda de encerramento, com a AG81 a servir de anfitriã no seu Flat Track Park em Aguçadora, Póvoa de Varzim, o passado sábado foi palco de uma tarde muito animada e com os nervos ao rubro, ou não estivesse tudo ainda por decidir.
Os Campeões e Vencedores de Troféus de 2025 são Enzo Mateus (Clube Motard de Chaves) no Troféu Nacional Infantil (novidade esta temporada), Tony Martinez (Clube Motard de Chaves) no Troféu Nacional Promo Bike, Miguel Fernandes (AG81) no Campeonato Nacional de Dirt Bike, João Sá (Moto Galos Barcelos) no Campeonato Nacional de Power Bike, Maurício Santos (Moto Galos de Barcelos) no Campeonato Nacional da classe Tracker e Alberto González Abril (Amigos das Pitbikes de Águeda) no Campeonato Nacional de Mini Flat Track.

Na categoria de Infantis, Enzo Mateus, que esteve ausente na ronda anterior, tinha visto Leandro Felícia aproximar-se na tabela, chegando a esta prova com apenas 4 pontos de avanço. No entanto, o ‘clã Mateus’ não teve rival na pista da Aguçadoura, com Enzo, Gustavo e Tomás Mateus a monopolizarem sempre o pódio por esta ordem, na frente de Leandro Felícia, assegurando o Troféu para o jovem ás do Clube Motard de Chaves.

Em Promo Bike, Tony Martinez chegou a esta ronda com 21 pontos de avanço sobre Reinaldo Ribeiro e, apesar de não ter ganho nenhuma das mangas de qualificação ou a final, a sua regularidade dos lugares da frente permitiu-lhe segurar a liderança e o troféu.

Nas Mini Flat Track, Alberto González, que trazia para a Póvoa de Varzim uma confortável ‘almofada’ de 28 pontos face a Luís Sousa, confirmou o favoritismo, vencendo as duas mangas de qualificação e terminando a final atrás do seu rival, que assim regressava às vitórias.

Regresso às vitórias foi também o de Fábio Felícia em Power Bike, ele que ainda não tinha ganho esta época, triunfando na final. Mas a luta pelo título era muito aceso e estava a ser travada entre João Sá e Henrique Pinheiro, separados por apenas três pontos, com vantagem para João Sá. Henrique Pinheiro ganhou as duas mangas de qualificação à frente de Sá e Felícia e, desta forma, passava a comandar a tabela à partida para a final. No entanto, uma queda fê-lo terminar na última posição e dizer adeus à luta pela placa nº1, com o 2º posto de João Sá a bastar para garantir o título para o piloto dos Moto Galos, repetindo o feito de 2024.

Nas Tracker, Maurício Santos e Avelino Ferreira voltavam a discutir a primazia entre si, vencendo cada um uma manga de qualificação. Na final a vitória foi para Avelino Ferreira por apenas 0,299s face a um Maurício Santos que, com os 21 pontos de avanço de trazia, garantiu a renovação do título da classe.

Renovação do título também na classe Dirt Bike, com Miguel Fernandes a assegurar a manutenção do seu nº1 depois de ter chegado a esta prova com apenas 9 pontos de vantagem sobre Ito Glez. Fernandes venceu a MQ1 e Ito Glez a MQ2, mas o piloto da AG81 voltou a triunfar na final, na frente de Sérgio Rego, que foi segundo em todas as corridas.
Na tabela de equipas o primeiro prémio foi para a AG81, a formação que mais pontos conquistou em 2025. Desta forma, a Taça de Equipas fica na posse da equipa AG81 até ser encontrada a equipa vencedora de 2026! Parabéns aos pilotos e equipas que tanto deram à modalidade em 2025!
Próxima paragem: Taça de Portugal em Fronteira a 30 e 31 de agosto!
Fotos: Fábio Pando