ISDE 2023 – Dia 1

Portugal garante o 9º lugar no primeiro dia de competição

1599
Foto: FIM | Pole Position Communication

O primeiro dia de competição em San Juan, ficou marcado por altas temperaturas, muito pó e um terreno maioritariamente duro e empedrado. Com quase duzentos e trinta quilómetros de percurso divididos por duas voltas e três especiais, os pilotos contaram com mais de sete horas de prova.

Na Argentina a motivação é grande entre os jovens pilotos lusos e apesar de algumas quedas ainda na primeira volta deste dia, conseguiram levar as motas até parque-fechado.

Frederico Rocha demonstrou toda a sua experiência mundialista e “liderou” esta seleção júnior. O jovem conimbricense conquistou os melhores registos do trio, terminando o dia 1 na 22ª posição.

Rui Fernandes penalizou 1 minuto no parque de trabalho, bem como Francisco Leite – um total de 10 minutos. Fernandes terminou este dia de abertura na 29ª posição e Leite no 32º posto.

Com estes resultados, Portugal ocupa a 9ª posição na lista das nações juniores presentes.

No final, Rui Fernandes comentou: “Apesar de tudo o dia correu bem. Muito calor, as especiais começaram a ficar bastante degradadas e acabou por tomar uma atitude mais conservadora para levarmos a corrida para a frente. Chegamos os três ao fim e apesar de termos penalizado aqui no paddock, estamos prontos para amanhã. Um agradecimento especial a todos os que nos apoiam, em especial à FMP”.

Entre os clubes infelizmente a formação IS3 Racing acabou por “perder” o patriarca Sousa, depois de ter sido forçado à desistência ainda na primeira volta devido ao cansaço e as condições meteorológicas adversas. Já Fernando Sousa Jr. garantiu o 60º lugar da classificação geral.

Amanhã todos os pilotos voltam a enfrentar as mesmas especiais de hoje – percurso incluído, o que trará ainda mais dificuldades para o segundo dia de competição.

Artigo anteriorFaleceu Filipe Almeida
Próximo artigoISDE 2023 – Dia 2