O quinto dia da 97ª edição dos Seis Dias de Enduro trouxe suspiros de alegria por entre todos os pilotos que chegaram esta tarde ao paddock. Não só porque apenas falta uma manga de motocross amanhã, mas sim pela superação de cinco exigentes dias de prova na Argentina.
Numa edição marcada pelas altas temperaturas e jornadas com mais de sete horas em cima da mota, sem dúvida que esta será uma prova para ficar na memória de todos. Hoje os pilotos enfrentaram especiais bem distintas, com especial destaque para a segunda especial do dia – El Pinar, onde finalmente os pilotos encontraram muita água e também a derradeira de cada uma de duas voltas, no ASER Circuito Internacional de Enduro e Motocross, com muito público, pistas sinuosas e obstáculos artificiais.

Frederico Rocha garantiu o 20º lugar no dia de hoje. Já os seus companheiros Francisco Leite e Rui Fernandes, foram respetivamente 24º e 26º classificados entre os Juniores. Com estas prestações, Portugal segura o 7º lugar entre as Nações, tendo apenas que cumprir a manga de motocross amanhã.
Já com a mota em parque-fechado, Frederico Rocha comentou: “Último dia de enduro aqui em San Juan. O dia não correu como queria pois não consegui entrar bem na prova. Algumas quedas na primeira volta e erros na segunda…só consegui andar bem na terceira especial. Amanhã vamos tentar disfrutar de uma manga de motocross. Chegamos todos ao fim, não da forma que queríamos, mas o enduro por vezes é imprevisível. Quero agradecer à FMP e a todos aqueles que nos apoiam”.
Entre os pilotos dos Clubes, o português Fernando Sousa Jr. conseguiu colocar a mota em parque fechado na 67ª posição. Na geral dos ISDE 2023, o piloto IS3 Racing é agora 61º classificado entre os 194 atletas que completaram os cinco dias de prova.
De destacar que hoje na Argentina, os pilotos lusos contaram com a presença e todo o apoio por parte do Presidente da FIM, Jorge Viegas e também por Francisco Pita – Importador do Grupo KTM em Portugal.
O último dia irá passar novamente pelo ASER – Circuito Internacional de Enduro e Motocross, junto ao Dique de Ullum. O “derradeiro desafio” será composto pelas habituais mangas de motocross entre cilindradas, embora a nível individual tudo se resuma a uma ‘especial’ com cerca de 10 minutos.