Mais uma vez com um forte contingente de pilotos divididos pelas diversas categorias em competição o campeonato nacional de motocross cumpriu no carismático traçado do Alqueidão a quarta etapas do calendário 2022.
Com Paulo Alberto a comandar invicto a classificação maior do mesmo, a Elite, foi da mesma forma que o piloto de Leiria registou o quarto sucesso do ano, liderando a totalidade das vinte voltas da corrida que encerrou o programa. Francisco Salgado arrancou na segunda posição mas cedo começou a descer na classificado subindo ao segundo lugar o campeão em título, Luis Outeiro. A jogar em casa Outeiro queria mesmo quebrar a hegemonia de Alberto, mas acabou por não conseguir manter o contacto com a moto do rival – com a ajuda de algumas quedas de adversários que o atrasaram de forma permamente – e cruzou a meta com mais de 18 segundos de atraso, na frente de Sandro Peixe e Luis Oliveira que desde cedo se instalaram nas respectivas posições. André Sérgio foi o quinto desde o início da segunda metade da corrida.
Em MX1 foi Outeiro quem liderou desde a queda da grelha de partida e conseguiu mesmo vencer perante o seu público na frente de Paulo Alberto e Sandro Peixe no final de uma corrida onde Hugo Santos foi mais uma vez o melhor dos veteranos. NA contabilidade final Paulo Alberto e Luis Outeiro fecharam com o mesmo número de pontos, mas foi Alberto a subir de novo ao lugar mais alto do pódio. Em MX2 foi Luis Oliveira o primeiro comandante face a Sandro Lobo e Fábio Costa, que também já tinham ganho nas rondas anteriores, mas na quinta volta Fábio Costa assumiu o comando e isolou-se para deixar Luis Oliveira e Sandro Lobo na discussão pelo segundo posto, com Oliveira a ser o segundo. André Sérgio foi o quarto e Afonso Gomes fechou na quinta posição. No somatório de ambas as mangas Luis Oliveira foi o vencedor na frente de Fábio Costa e André Sérgio.
Em pista estiveram igualmente os pilotos das MX85 com vitória de Tomás Santos na frente de Gonçalo Cardoso e Bernardo Pinto. NAs MX65 a primeira posição foi para Leonardo Gaio na frente de Guilherme Gomes e Duarte Pinto.
A próxima prova do campeonato será realizada no dia 29 de Maio em Fernão Joanes.