MX Ribatejo regressou ao Alqueidão

O Alqueidão recebeu de novo o Campeonato Regional Centro/Sul MX Ribatejo.

933

A temporada de 2021 está quase a terminar e a penúltima prova do Campeonato Regional Centro/Sul MX Ribatejo voltou a visitar Alqueidão, novamente em partilha com o nacional da modalidade. Foi nos dias 2 e 3 de Outubro que se voltou à zona de Torres Novas, numa organização conjunta com o Alqueidão X-Team S.R.A., com cada vez mais público a assistir às lutas entre os melhores pilotos regionais.

A classe de 85cc, que também pontuava para o nacional, teve Martim Maria como o grande dominador, deixando Tomás Santos liderar apenas a 1ª volta da 2ª manga. Apesar de Tomás ter sido o mais rápido nos treinos cronometrados, o piloto da Yamaha não se deixou intimidar e voltou a repetir o feito da jornada inaugural, ou seja, vencer e voltar a assumir o topo do Campeonato Regional Centro/Sul. Santos repetia o 2º posto e Gonçalo Cardoso fechava o pódio, na frente de Guilherme Esteves que, na 1ª manga, tinha ficado apenas em 9º, perdendo pontos preciosos que o mandaram para o 3º lugar da tabela.

Em MX2 foi Luis Carreira quem esteve mais forte desde os treinos livres de sábado. Arrancou sempre bem e esteve na frente das 23 voltas totais das mangas, vinculando cada vez mais os pontos de avanço que tem no campeonato. Gonçalo Santos teve uma 1ª manga mais atribulada até chegar ao 2º lugar, correndo muito melhor na seguinte, segurando o posto desde a 4ª volta. Já o açoreano, Rodrigo Benevides, consegue o degrau mais baixo do pódio apesar de ter ficado à porta do top5 na manga inaugural. Estes três pilotos vão para a última prova exactamente com esta ordem de posições no campeonato, na frente de Salvador Sampaio, o líder de MX2 Júnior, prometendo uma boa disputa final.

Na classe de maiores cilindradas a disputa foi entre Alexandre Cardoso e João Carvalho que alternaram entre a vitória e o 3º lugar em cada confronto. Se na 1ª manga foi Carvalho quem andou quase sempre na frente até vencer, na 2ª manga foi a vez de Firmino Salazar comandar os acontecimentos até que, a 2 voltas do fim, a KTM nº322 assumia a frente da corrida. Assim, no final das contas, Alexandre saiu vitorioso, com os mesmos pontos que João, e Firmino ficava em 3º na prova. Micael Luis ainda lidera este campeonato de MX1, apesar do 8º lugar em Alqueidão, e decerto que se vai empenhar para não deixar fugir o título.

A próxima prova será a última do calendário deste MX Ribatejo, a 14 de novembro, no circuito de Aveiras de Baixo (Azambuja), onde se vai poder assistir a grandes corridas, com quase todas as classes em pista. Para além das 50cc, contando igualmente para o Campeonato Nacional de Motocross, vamos ter as 50cc clássicas e 50cc livres, as Femininas, MX2 e MX2 Júnior, MX1 e MX PRO. Será um encerramento em grande, com a permissão de público para ajudar à festa, celebrando o regresso à normalidade possível depois de uma fase tão desafiante como a que temos vindo a passar.

Artigo anteriorNuno Cação assume comando do MX em Portugal
Próximo artigoReviravolta final na Baja Oeste de Portugal