MXGP Portugal 2018: FMP recebeu apresentação

633


Decorreu ao início da tarde de ontem a apresentação oficial da ronda portuguesa do MXGP 2018 a realizar nos próximos dias 14 e 15 de Abril no Crossódromo Internacional de Águeda, momento que contou com a presença de Manuel Marinheiro, presidente da FMP, Albano Melo, presidente do Agueda Action Club e Rui Gonçalves, vice-campeão do mundo em 2009 que vai alinhar na prova como +wild-card’.
Região de forte tradição no motociclismo a nível industrial e desportivo Águeda recebeu pela primeira vez uma prova elegível para a modalidade nos dias 27 e 28 de Julho de 1985. A pista do Lameirão recebeu os pilotos do mundial 125cc com a vitória a sorrir então ao holandês Dave Strijbos, ele que um ano mais tarde conseguiria o seu único título mundial na mesma classe.

33 anos depois é o renovado e actualizado Crossódromo Internacional de Águeda que recebe o campeonato do mundo com organização a cargo do ACTIB, clube que nasceu da vontade de alguns membros do anterior organizador das provas do campeonato do mundo e que em 2017 voltou a trazer de volta à Bairrada o MXGP depois de quatro anos de ausência do traçado que para o efeito foi totalmente redesenhado e actualizado mantendo no entanto a sua característica terra vermelha…uma imagem de marca do mesmo.
Em 2017 mais de 10.000 espectadores assistiram ás vitórias de Jeffrey Herlings e Antonio Cairoli em MXGP, cabendo ao italiano a vitória no GP, com Pauls Jonass e Jeremy Seewer a dividirem o sucesso na classe MX2 saíndo vencedor o piloto suiço.
Com cerca de 1.700 metros de perímetro a pista mostrou-se rápida e técnica na sua nova configuração e em 2018 a aposta do Agueda Action Club é direccionada em especial ao público que pela primeira vez terá bancadas no recinto para acompanhar as corridas de forma mais cómoda. Com preço único nos bilhetes para ambos os dias, diferenciando apenas no acesso a bancada ou não, o clube anfitrião irá igualmente permitir o acesso ao paddock mediante um custo extra de 5 euros sobre o preço do bilhete, assegurando assim a oportunidade aos amantes do motocross em estar perto das estrelas da modalidade.
No total serão oito as corridas a realizar, duas mangas para cada uma das quatro classes em pista pois para além das MXGP e MX2 vão igualmente estar em prova os pilotos do EMX250 e as pilotos do mundial feminino (WMX).
OITO LUSOS EM PISTA
De fora do mundial a tempo inteiro depois de 16 anos consecutivos no paddock Rui Gonçalves vai no entanto participar na prova de Águeda em conjunto com sete outros pilotos lusos divididos pela MXGP, EMX 250 e WMX. Ao lado do vice-campeão do mundo MX2 em 2009, e nesse mesmo ano vencedor do GP de Portugal, vão estar Paulo Alberto e Sandro Peixe, aos quais se juntam no EMX 250 os nomes de Diogo Graça e Luis Outeiro. Na divisão feminina nunca antes a representação portuguesa foi tão numerosa, com três atletas em pista: Ana Santos, Filipa Leite e Tatiana Graça.
Com uma nova data que antecipa a prova em dois meses e meio esperam-se temperaturas mais primaveris e agradáveis para piloto e público, com este a ter pela primeira vez em Portugal a oportunidade de assistir ás oito corridas pontuáveis para os quatro campeonatos confortavelmente instalado numa bancada erguida para o efeito.
A festa do motocross está de volta à catedral e cabe novamente ao ACTIB ser o anfitrião dos melhores pilotos do mundo.

Artigo anteriorNacional MX: Páscoa é em São Quintino
Próximo artigoCN MX 2018: Correia responde a Alberto