Vale do Baixo Guadiana abriu época de moto-ralis

381

Com uma organização irrepreensível do Moto Clube de Albufeira, o Troféu de Moto-Ralis Turísticos BMW/Dunlop 2024 começou de forma primaveril num dos territórios mais paradisíacos de Portugal continental: o Vale do Baixo Guadiana.

Com 100 participantes de todo o país – em 62 motos – e de Mértola até Vila Real de Santo António, o percurso de 165 km rolou pelos autênticos jardins floridos do Parque Natural do Guadiana até aos areais de Monte Gordo e Ria Formosa no fim de semana de 23 e 24 de março.
Entre as correrias das perseguições dos guardas fiscais portugueses e espanhóis aos contrabandistas que davam o tema a este evento tão turístico, também muitas vaquinhas e ‘freaks da passa’ iam divertindo e surpreendendo a alegre caravana que aproveitou para aprender bastante mais da história romana e árabe de Mértola, dos moinhos hidrodinâmicos do Guadiana, da difícil vida nas Minas de São Domingos, do Festival do Peixe do Rio no antigo cais do Pomarão, da história ancestral de Alcoutim, das artes da pesca em Guerreiros do Rio, como se formou o centro histórico de Castro Marim, de como o Marquês de Pombal se lembrou de construir uma vila de raiz na Foz do Guadiana e batizá-la de Vila Real de Santo António e de como se preserva a Natureza nas praias de Altura e Vila Nova de Cacela.

Brindados por um tempo fantástico – apesar das tais poeiras que provocavam uma luz estranha para as fotos – ninguém ficou indiferente à beleza da força da primavera, principalmente pelos concelhos de Mértola e Alcoutim. Em especial se os estômagos estiverem sempre aconchegados pelos constantes e gastronómicos lanches que os organizadores de Albufeira iam oferecendo nos locais mais panorâmicos do percurso.

Com final na enorme e hospitaleira sede do Moto Clube do Guadiana, a passeata terminou em festa brindando os mais atentos às muitas questões e tropelias do M.C. de Albufeira: Luís Santos dos Motards do Ocidente, secundado pela Valentina e Luís Ferreira e Sónia e Afonso Marques, segundos e terceiros classificados.
Mas de parabéns ficaram todos, por não terem falhado esta oportunidade de conhecer esta região tão bonita do nosso Portugal.

O Troféu Nacional de Moto-Ralis Turísticos BMW/Dunlop 2024 continua a 20 e 21 de abril, com a organização do Moto Clube do Porto numa zona bem mais serrana e nortenha, em Castro Daire. A Serra de Montemuro e o Paiva são os ingredientes para mais um agradável fim de semana, no qual podem ficar a conhecer um pouco mais deste nosso cantinho.
As inscrições para o 28º Moto-Rali do Moto Clube do Porto estão abertas e podem ser efetuadas até 10 de abril seguindo a ligação abaixo:
https://motoclubedoporto.pt/…/28-moto-rali-mc-porto…

 

Artigo anteriorNacional de TT no ‘Paraíso do Todo-o-Terreno’
Próximo artigoÉpoca começa com o ‘pé direito’ em Vilar de Mouros