Foi com a Baja Montes Alentejanos que arrancou a edição 2025 do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno, com vitórias para Martim Ventura nas motos, Tomás Paulo nos quads e Roberto Borrego / Daniel Jordão em SSV.
A ESC Online | Baja Montes Alentejanos 2025 assinalou, no passado fim de semana, o regresso às pistas da caravana do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno para o ‘pontapé de saída’ da edição 2025 desta competição.
O Campeão Nacional em título, Martim Ventura (Husqvarna) triunfou nas duas rodas, com Tomás Paulo (Yamaha) a vencer entre os quads e a dupla Roberto Borrego / Daniel Jordão a impor-se entre os SSV.
A prova arrancou com um prólogo na sexta-feira e dois setores seletivos de 167 km, a disputar nos dois dias seguintes. Martim Ventura e Micael Simão (GasGas) foram os grandes protagonistas nas motos, com Simão a vencer o prólogo e o primeiro dia, um sábado marcado por intenso nevoeiro em que Ventura assumiu cedo a liderança e alargou progressivamente a vantagem até que uma queda, a 10 km do final, o relegou para o 3º posto, atrás de Micael Simão e Tomás Dias (Honda).
No domingo, Martim Ventura partiu ao ataque para recuperar o tempo perdido na véspera, terminando a corrida na frente com uma vantagem de 46s para Micael Simão. Martim Ventura triunfou ainda na classe TT2 e entre os Juniores. A luta pela segunda posição foi tremenda e apenas dois segundos separaram no final Micael Simão e a Honda pilotada por Tomás Dias. Simão venceu ainda a classe TT3 e Tomás Dias foi 2º da classe TT2 e 2º entre os Juniores.
No final, Martim Ventura declarava que esta foi a “primeira corrida onde usei o número um de Campeão Nacional, o que foi uma enorme responsabilidade. No primeiro dia de corrida e quando já tinha conseguido uma vantagem significativa tive uma queda bastante aparatosa a 10 quilómetros do final, em que perdi bastante tempo, mas consegui terminar. Felizmente que, apesar de algo dorido, isso não me impediu de voltar à ação no derradeiro dia de prova onde me empenhei em conseguir chegar à vitória e estou muito feliz por isso ter acontecido. Foi um triunfo importante antes de partir para mais uma etapa importante no meu percurso desportivo, já que vou disputar uma prova do Campeonato do Mundo que será a minha primeira corrida no deserto”, referiu Martim Ventura, prestes a partir para o Abu Dhabi Desert Challenge, segunda ronda do Mundial de Rally Raid, que este fim de semana arranca nos Emirados Árabes Unidos.
Gustavo Gaudêncio (Honda) venceu a classe TT1. 5º lugar para Bernardo Megre (Kawasaki) que completou o pódio da classe TT2. Posições seguintes para Gonçalo Amaral, em Honda, que superou por 23s um regressado Miguel Castro (KTM). Os juniores João Duarte (Honda) e Afonso Figueiredo (Kawasaki) terminaram em 8º e 9º lugar, à frente de Fernando Ferreira, vencedor entre os Veteranos.

Entre os Quads a corrida foi emocionante, com três pilotos Yamaha na luta pela vitória até ao fim. Venceu pela margem de 3,3s o jovem Tomás Paulo, que se superiorizou ao Campeão Nacional Luís Fernandes. Outro jovem, Rodrigo Alves, terminou em 3º lugar a 48s do vencedor. No Top 5 ficaram ainda Martim Pedroso e Hélder Sá, ambos em Yamaha, mas que terminaram a mais de 25 minutos dos homens do pódio.
Na competição SSV, depois de os novos pilotos Polaris, Hélder Rodrigues e Pedro Antunes, se terem imposto na 1ª etapa, a vitória acabou por premiar uma excelente corrida da dupla Roberto Borrego / Daniel Jordão (Can-Am) que se impôs a Nelson Caxias (Can-Am), vencedor entre os Veteranos, navegado por André Lopes e que terminou a corrida com uma diferença de quase cinco minutos para os vencedores. Terceiro lugar para outra dupla Can-Am, composta por André Carita e Nuno Abrantes.

O Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno terá a sua segunda prova nos dias 21 a 23 de março, a Baja Escuderia Castelo Branco, jornada que será também pontuável para o Campeonato Nacional de Mini Baja, para a Taça do Mundo FIM de Bajas e Campeonato da Europa de Bajas