BP Ultimate Baja TT ACP leva TT de volta ao Alentejo

A BP Ultimate Baja TT ACP 2022 irá levar o TT até ás pistas de areia do Alentejo.

431

A BP Ultimate Baja TT ACP 2022 está de regresso, levando as emoções do TT às pistas de areia e de terra do litoral alentejano. De 18 a 20 de Março, 84 equipas (entre “Auto”, “SSV” e “Moto”) vão medir forças e prometem não poupar esforços para lutar por um lugar de destaque.

Disputada no litoral alentejano e organizada pelo Automóvel Club de Portugal, a BP Ultimate Baja TT ACP volta a reunir os principais protagonistas do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno, mas também do Campeonato Nacional Rally Raid, concentrando inúmeros desafios competitivos, que escreverão a história da segunda edição da prova, depois do bem-sucedido evento de 2020.

O facto de cerca de 20% do Percurso Selectivo ser disputado em pisos de areia é, desde logo, o factor mais desafiante para as equipas, cuja perícia neste tipo de piso será posta à prova numa clara aposta na diferenciação da organização face a outras provas do calendário.

A ajudar a definir o escalonamento da tabela classificativa final está também, o factor navegação, que assume nesta 2ª BP Ultimate Baja TT ACP especial relevância. Na realidade, o percurso delineado ganhou contornos adicionais de exigência uma vez que obriga a uma mais correcta e lesta interpretação do Road-Book, já que, no terreno, a sinalética direcional estará presente em menor número.

Não faltam desafios para as equipas, que vão percorrer um total de 380 quilómetros entre a partida e a chegada à cidade de Grândola, num percurso de dois dias bastante heterogéneo, que, para além das pistas de areia, inclui estradões de terra desenhados entre vales e serras. No capítulo desportivo, a segunda prova do CPTT promete ser pródiga em emoção e animação, dada a quantidade e qualidade das equipas inscritas.

Num motivo de interesse suplementar para os muitos aficionados do Todo Terreno, para além dos “Autos”, a BP Ultimate Baja TT ACP conta também com a participação de equipas nas categorias “SSV” e “Moto”, uma vez que a prova integra o calendário do Campeonato Nacional Rally Raid, promovido pela Federação de Motociclismo de Portugal (FMP).

Entre os “SSV”, são 19 as equipas a marcar presença e que partem apostadas num bom resultado. João Monteiro (CAN AM X3), campeão em 2018 e vencedor das últimas 4 Horas de Fronteira, arranca como favorito, mas Arnaldo Monteiro (CAN AM Maverick) e Pedro Ferreira (CAN AM X3), entre outros, também apontam para a vitória.

Já na categoria “Moto”, entre as 10 presenças confirmadas, os nomes de Mário Patrão (KTM Rally), Daniel Jordão (Husqvarna FX350 2022) e David Megre (KTM Exc) assumem o favoritismo na conquista do triunfo final.

As emoções da BP Ultimate Baja TT ACP 2022 iniciam-se a 18 de Março (sexta-feira), pelas 18h00, com a Cerimónia Oficial de Partida, em Grândola.

A 19 de Março (sábado), tem lugar a primeira etapa, com a disputa do Prólogo (7 quilómetros) na zona de Santiago do Cacém e o primeiro Sector Selectivo (SS1 – Santiago/Sines/Grândola), ao longo de 110 quilómetros, enquanto para Domingo está agendada a derradeira etapa competitiva, com a disputa do segundo Sector Selectivo (SS2 – Grândola/Alcácer), ao longo de 160 quilómetros.

A prova terá zonas privilegiadas específicas para que o público possa assistir em segurança (11 “Zonas Público”), cujos os acessos estão disponíveis aqui.

Não faltam emoções fortes e muita adrenalina para as equipas e espectadores nesta segunda edição da BP Ultimate Baja TT ACP 2022.

Artigo anteriorCasa cheia na apresentação do Portugal de Lés-a-Lés
Próximo artigoCNMX Jogos Santa Casa: Arranque em Lustosa