Troféu Yamaha em Évora

Troféu Yamaha realiza-se pelo 16º ano consecutivo.

277

No arranque da sua 16ª edição o Troféu Yamaha ruma uma vez mais ao distrito de Évora, mas desta feita para a 1ª prova do ano no dia 31 de Março. A cidade de Évora pela primeira vez irá receber a prova inaugural deste grande evento desportivo que contará certamente com milhares de espectadores, não só pela grande espectacularidade deste troféu como também pela proximidade ao primeiro e único Centro Comercial da região do Alentejo, um amplo espaço com 70 lojas e estacionamento gratuito para 950 automóveis e motos.

Entre as novidades para 2019, destaca-se, a criação de mais duas classes. A classe YZ65 que terá um treino único e uma corrida só para esta classe e a classe YZ125LC, que embora corra em conjunto com as YZ250F, trás agora aos mais novos a oportunidade de se afirmaram entre si. Outra novidade é o facto da Yamaha alargar os prémios por prova e por troféu até ao 5º classificado de cada classe.

As grelhas de partida serão formadas ao estilo MotoGP, por ordem crescente dos tempos obtidos nos treinos cronometrados, para as corridas de duas ou mais classes a grelha será formada por ordem crescente dos tempos obtidos nos treinos cronometrados por cada classe, partindo cada classe com intervalo de 10 segundos. A ordem das classes na grelha de partida será formada de acordo com a melhor média da melhor volta nos treinos cronometras dos 3 primeiros classificados de cada classe.