FIM MiniGP em Portugal

Desenhada para ser realizada á escala mundial esta nova fórmula também terá espaço em Portugal.

566

Recentemente anunciada pela Federação Internacional de Motociclismo e organizada pela Dorna Sports, uma nova plataforma com selo Road do MotoGP vai iniciar-se em 2021.

Com o nome de FIM MiniGP World Series a competição destina-se a jovens pilotos com idades compreendidas entre os 10 e os 14 anos e todos irão competir em idênticas condições aos comandos das pequenas e competitivas Ohvale GP-0 160, todas elas equipadas com pneus Pirelli. Localmente as federações, nas quais se inclui a FMP, irão organizar no minimo quatro eventos em kartódromo destinados aos seus pilotos, que deverão ser pelo menos quinze, todos eles realizados desde Julho e com final antes de 17 de Outubro.

As motos têm um custo definido que será de 2900 euros mais taxas e transporte, sendo que o motor terá um custo de 250 euros mais taxas e transporte. Também os pneus terão custos fixos, sendo que um conjunto terá um custo de 140 euros e de forma independente os pneus custarão 66 euros para roda dianteira e 74 para a traseira, valores quais acrescem as taxas legais em vigor tal como nos motores. Toda a informação detalhada do regulamento pode ser consultada aqui.

O vencedor de cada campeonato independente irá participar na Final Mundial, que se realizará na semana que antecede a realização da derradeira prova do mundial MotoGP, sendo que o vencedor dessa final, de acordo com a sua idade, localização e nacionalidade será depois enquadrado num dos programas Road to MotoGP para dar continuidade à sua carreira.

Os melhores de cada um dos campeonatos poderão, dependendo da idade, entrar nas provas de selecção das quatro Talent Cup da actualidade, a saber: Asia, British, Northern e European Talent Cup.